quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os Nunes na Holanda

Segundo escreveu Antônio de Vasconcelos Nogueira - Universidade de Aveiro - Portugal, Os Nunes da Costa se estabeleceram em Hamburgo, Haia e Amsterdam.
Jerônimo Nunes da Costa[.....-1697] fundou a primeira Sinagoga Judaica em Amsterdam.
O Patriarca da família era Duarte Nunes da Costa [1567 - 1665].
Na Holanda, existe um cemitério judaico portugues por nome Beit Chaim - "Casa dos Vivos", situado em OnderKerk Aan de Amstil, nos arredores de Amsterdão. Alí estão sepultados judeus neerlandeses de origem portuguesa; era muito importante no Séc. XVII, o chamado Século de Ouro dos Países Baixos, em que esta se estabeleceu como nação de relevo no contexto mundial.
A maioria dos quase 154 judeus que partiram do Brasil-Holandês se destinava à Holanda. Dali, algumas delas eventualmente voltaram ao Novo Mundo para fundar novas comunidades judaicas na região do Caribe. Algumas delas foram de Amsterdã para a inglaterra, outras para a América do Norte. Algumas tiveram que enfrentar grandes dificuldades em suas viagens. Os ocupantes de pelo menos dois navios cairam nas mãos do inimigo, logo que deixaram o Brasil, quando foram salvos pela tripulação Francesa, do do navio Saint Catherine, e levados par Neiw Amsterdam, atual New York.
Existe na Holanda uma cidade por nome Nuenen, que lembra o nome Nunes.
ULTIMA ATUALIZAÇÃO: 12/05/2010

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Vc tem o sobrenome do meu pai Moacir Nunes pereira -Paraná

      Excluir
  2. Meu nome é Ibson Nunes da Silva, filho de Maria do Socorro Nunes da Silva, filha de Lucas Nunes da Silva e Maria de Lourdes Ferreira Nunes da Silva - Os meus Avós e minha Mãe são de Serra Talhada (antiga Vila Bela)estou muito feliz por ter encontrado um NUNES como vc que enxei meus olhos de lágrimas ao ler sobre nossa Família gostaria de saber se há como saber mais sobre os Nunes da Silva de Serra Talhada (Vila Bela) pois minha mãe é falecida e meu avô tbm! Minha avó está muito velhinha e esquecida meus Tios Avôs tbm eles tem vagas lembranças do passado e eu e meus irmãos adoramos nosso sobrenome (nome) poisa minha mãe enquanto viva fazia questão de lembrar que os NUNES eram (foram) pessoas livres e de bons feitos no Pernambuco e no Brasil. Sou um homem Livre e de Bons Costumes, costumo ver e deixar as coisas Justas e Perfeitas e gostaria que se possível o parente pudesse fazer esta pesquisa sobre os Nunes da Silva de Serra Talhada pois a História desseRamo da família para os que restaram está perdida! MUITO OBRIGADO POR TER NOS DADO TANTA FELICIDADE EM SABER QUE NÓS NUNES SOMOS OS "NUNES"

    ResponderExcluir
  3. Olá Srs Meu nome é Jorge Xavier da Silva e também estou na espectativa de poder encontrar alguem da minha familia pois meus pais sairam cedo da região de Correntes PE e Garanhuns PE e não voltaram mais perdendo o contato, Meus avós por parte de pais são José Xavier da Silva casado com Geracina Nunes Xavier e por parte de mãe José Cicero da Costa com Brigida maria da Conceição.
    Se alguem poder me ajudar neste sentido ficarei grato

    ResponderExcluir
  4. Olá, mesmo não sabendo muito sobre minha família eu tenho muito interesse em saber mais a respeito e ler o seu blog encheu meus olhos de lágrimas.... o que sei é que minha família é nunes da silva eles são da Bahia vc teria como me ajudar a descobrir mais?

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Martinho Nunes da Costa, nascido em Teixeira-PB, onde o patriarca da família, João Nunes da Costa, português cristão-novo, ao que tudo indica, foi morar com a família, no século XVII, para fugir da Inquisição. Quem quiser saber mais, procure o livro, difícil de achar pois não está à venda, "Raízes Ibéricas, Mouras e Judaicas do Nordeste,autoria de Maria de Lourdes Nunes Ramalho, tão Nunes da Costa quanto eu. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir