quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os Nunes em Neiw Amsterdam/New York - USA

Neiw Amsterdam, era o nome primitivo de New York até 1664, quando após essa data passa para a coroa britânica e muda para o atual nome.

Com a expulsão dos holandeses pelos portugueses em 1654, em 16 embarcações entre 150 a 154 famílias de judeus deixaram o Brasil - Recife, com destino a Amsterdã na Holanda, devido a liberdade religiosa neste país; Mas se tivessem se convertido ao catolicismo, com certeza teriam suas permanências garantida.

Um grupo de 23 judeus entre eles homens, mulheres e crianças, acabaram tendo sua embarcação [o Navio Valk], interceptada por piratas espanhóis e aprisionados na Jamaica, os quais eram ameaçados de serem entregues a Inquisição.

Logo em seguida o grupo foi libertado pela tripulação de um navio Francês, [alguns afirmam que também eram piratas] que seguia para a América do Norte e deixado, em setembro de 1654 [mês do Hosh Hashaná "Ano Novo" judaico], a bordo do barco Saint Catherine, em Neiw Amsterdam, hoje New York, que era então um vilarejo de 1.500 habitantes.

Enrica Nunes. Foi esse grupo de judeus, entre eles alguns Nunes, como Enrica Nunes, saídos do Recife que fundou a 2ª Sinagoga da Américas - a primeira comunidade judaica da América do Norte, e ajudou a construir o que é hoje a cidade de New York.
Aquela primeira sinagoga não mais existe, sendo construída a nova, próximo ao Central Park.
Os Serviços eram primeiramente em português, depois em Ladino, e por ultimo no Hebraico.
Seus descendentes fundaram a Bolsa de Valores de New York, e dominam a economia, se tornando a Capital Mundial do Judaísmo.
A saga do grupo acima descrito, é contada por hakham de Amsterdã Saul Levi Mortera, pouco antes de falecer em 1660, no manuscrito a Providencia de Dios con Israel 2.
Em 1954, por ocasião do tricentenário da chegada dos primeiros judeus a Nova Iorque, o local do desembarque foi assinalado com marco em pedra, colocado pelas autoridades estaduais.

Onde hoje é o Bairro China Town, em 1656, fundam o primeiro cemitério judaico, fechado em 1833.

No cemitério judaico da Kahal Kadosh Shearit Israel, ou seja, "Santa Congregação O Remanescente de Israel", daquela cidade, membros da Congregação Zur Israel, do Recife aparecem em documentos da época. Um deles, Benjamin Bueno de Mesquita, um dos 172 subscritores do Haskamot, firmado no Recife em 30 de novembro de 1648, ali falecido em 1683, tem a sua placa tumular preservada naquele cemitério, bem como segundo um conhecido meu testemunhou, placas tumulares dos Nunes, entre outros.

David Nunes de Carvalho [descendente de portugueses], foi um dos principais impulsionadores do movimento de reforma liturgica judaica nos EUA, chegando a ser um dos fundadores da Reformed Society of Israelites de Charleston, a primeira congregação americana do judaísmo reformado. O irmão deste, Emanuel Nunes de Carvalho, mais tradicionalista, era hazzan [condutor da liturgia] da comunidade de judeus portugueses de Barbados, depois emigrado para os EUA, onde exerceria as mesmas funções nas sinagogas portuguesas de Charleston e Filadelfia.

Salomão Nunes de Carvalho, filho de David Nunes de Carvalho, nasceu em 27 de abril de 1815, na cidade de Charleston, na Carolina do Sul, foi o primeiro fotógrafo a atravessar os Estados Unidos da América e a registrar com sua objetiva as paisagens e as gentes do longinquo e mítico oeste americano.

Devin  Gerald Nunes.
Um Nunes que se tornou membro do Congresso do Estado da Califórnia - USA
Acesse o Link: https://g.co/kgs/nUEFN 



ULTIMA ATUALIZAÇÃO: 21/04/2016

3 comentários:

  1. ESTOU GOSTANDO MUITO! ESTOU EM PROCESSO DE CONVERSAO AO JUDAISMO E SOU NUNES...

    ResponderExcluir
  2. Minha Mãe é Thereza Nunes, meu avô Huet Nunes e bisavô José Nunes
    Lia vc se converteu ao Judaísmo ?

    ResponderExcluir
  3. Prezado Murilo, obrigado pelo contato.

    Quem tem origem judaica, não usa o nome "converter" e sim teshuva, que é o "Retorno" ao judaísmo. Conversão usa-se para quem não é de origem judaica.
    Sou membro de igreja batista, mas jamais deixo de frequentar a congregação judaica que costumo ir há anos. Frequento também as entidades: Clube A Hebraica, Centro de Cultura Judaica, entre outras.

    Lehitraot

    ResponderExcluir