quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os Nun em Israel - Sua Origem

NUNES, vem do "ivrit" hebraico NUN, [significa peixe], acrescido do sufixo is [Latim], ez (Espanhol) es [Português], entre outros correlatos, significa de NUN, entendo-se também como filho de NUN, exemplo: NUNIS, NUNES, NUÑEZ. São palavras impares, pois são compostas por 5 letras, sendo a 14ª letra do ALEFBET IVRIT - "Alfabeto Hebraico", tendo o som da letra N como em navio.
É uma das 5 letras especiais que tem uma forma final na escrita.
NUN também era o nome do pai de Yeoshúa "Josué", como você pode conferir no TANACH "Biblia Hebraica" ou na Bíblia Sagrada, no Livro de Yeoshúa "Josué" capítulo 1, versículo 1, o seguinte: "Yeoshúa ben Nun" - Josué filho de Nun, sendo este o sucessor de Moshé "Moisés", na condução do Povo de Israel, do Egito onde foram escravos por 420 anos, ou 430 anos, rumo à Terra Prometida por Ha Shem "D'_us", fatos esses que você poderá ler em sua amplitude, no Livro de Shemot "Exodo".
Não se sabe muito sobre Yeoshúa "Josué", mas que era da Tribo de Efraim, era pois um filho espiritual, discípulo de Moisés, e estava sempre a seu lado. Este chegou mesmo a mudar-lhe o nome, de Hoshea "Oséias", para Yeoshúa "Josué" (Bamidbar/Números.13.16), que quer dizer “Yahveh é a salvação”, quando o mandou com outros reconhecer a terra de Canaã.

Você poderá me perguntar: O que tem a ver Nun com Nunes ou Núñez?
Resumindo, no ano 70 EC - Era Comum, o Imperador Romano Tito, com seu filho Vespasiano, com seu exército invadiu Yerushalaim "Jerusalém" e destruiu tudo, inclusive o Templo, restando em seu lugar hoje a Mesquita de Omar.
Com certeza os Nun Começaram a ter sua presença na Espanha, a partir de uma grande Diáspora, indo os judeus principalmente para a Península Ibérica, ficando no Estado de Israel apenas poucos remanescentes, sem legitimidade, Governo, e Pátria, tendo sobre sí, a responsabilidade de Governos de outros países.
Com certeza chegando estes na Península, passaram a usar sobrenomes com agregados pelos sufixos "is" em Latim - Nunis; "ez" em Espanhol - Núñez; e "es" em Português - Nunes, que significam "de", ou filho de, tendo também outros nomes correlatos.
Os Suécos por exemplo, adotaram o sufixo "sen" , para designar "filho de".
Os judeus de países árabes também usaram o prefixo "ibn". Os cristãos também passaram a usar seus sobrenomes com agregados que significam "filho de". os suecos "sen" e os escoceses "Mac", como MacDonald, mas no início do sobrenome. Todavia, os sobrenomes judaicos não tomaram a terminação sueca, nem o prefixo escocês. NUNES, e seus correlatos Nuñez, Nanes, Nones, Nuno, Nunu, Nuna, Nura, Nunior, Nugna, Nuha, Nuana,... é um nome hebraico que significa peixe; há também em dicionários, alguns que dão o significado de impar, sendo palavras coincidentemente ou não, formadas por 5 letras.


Estudos feitos em Israel, declaram que os Nunes são descendentes diretos do rei Davi.

Nunen. Fica na escarpa sudoeste do pequeno Monte Hermom, ao norte de Israel.

Israel. significa Principe de D'_us.

Yerushalaym
"Jerusalém" significa Cidade de Paz.

Judeu. Muitos pensam que judeu é uma nacionalidade, na verdade judeu é aquele que é da descendência de Avrahan "Abraão", o pai da fé, através de seu fiho com Sara, Ytchak "Isac". Há os que são judeus por meio de teshuvá, conversão ou retorno ao judaísmo.
Então, em qualquer parte do mundo que nasça um da descedencia de Abraão, o é um judeu, principalmente se vem do ventre de uma judia como por exemplo: judeu-português, nascido em Portugal, judeu-grego, nascido na Grécia, e assim por diante.

Ultima atualização: 04/11/2014

9 comentários:

  1. Parabens pela matéria também sou NUNES de Tubarão-sc,e gostaria de saber mais da nossa família.Ótimop trabalho!!!Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito agradecido pelo elogio.
    Gostaria de escrever mais, mas o tempo é pouco.
    Mas sempre que dá um tempinho, atualizo algum dos itens.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Shalom Adonai!!

    Fiquei maravilhado pela brilhante explanação da história dos NUNES.Sou Gutemberg Nunes da Silva, meus bisavós possuíram o histórico sítio que deu origem ao povoado e hoje município Sítio dos Nunes. Gostaria muito de poder conversarmos mais, pois estou fazendo a árvore genealógica da família. Meu email é gutons2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Shalom Adonai!

    Otimo trabalho e tenho orgulho de ser judeu.

    Yom Nifla!

    ResponderExcluir
  5. Tenho orgulho da minha história!

    ResponderExcluir
  6. boa NOITE,MEU NOME MARIO CESAR NUNES DOS SANTOS,GOSTARIA DE CONTATO,MEU EMAIL NUNESMARIO89@GMAIL.COM,AGURDO SEU CONTATO,FIQUE NA PAZ.

    ResponderExcluir
  7. Adorei tambem sou nunes .
    Jose nunes da silva junior meu contato junior_birutarj@hotmail.com significado biruta era o nome da minha empresa obrigado adorei o trabalho

    ResponderExcluir
  8. Mariana Nunes de Freitas Ottoni.
    Obrigada pelo esclarecimento.

    Shalom Adonai!

    ResponderExcluir