quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os Nunes no Brasil



ULTIMA ATUALIZAÇÃO:07/05/2014

Estado da Bahia e Estado de São Paulo
Padre Leonardo Nunes. O primeiro Nunes que chega ao Brasil?
Este foi o Nunes mais antigo que se tem conhecimento, que veio de Portugal ao Brasil. O mesmo era Padre da Companhia de Jesus, nascido em data não conhecida, em Vila de São Vicente, da Beira, diocese da Guarda.
Ingressou no Colégio de Coimbra em 6 de fevereiro de 1548, sendo que em 1549 já estava destacado para ser missionário no Brasil, trazido por Tomé de Souza, com mais cinco religiosos, entre os quais o Padre Manuel da Nóbrega, que foi o diretor da missão que iria se estabelecer na colônia portuguesa.
Começou a exercer seu ministério na Bahia, e depois em São Vicente - SP, enviado que foi por Nóbrega, que em companhia do irmão Diogo Jacome iniciou a catequese dos índios, tendo fundado um seminário, que foi o primeiro colégio da povoação, onde ensinava além da religião, latim e português.

Estado de Pernambuco

João Nunes Correa.
Morador da Rua Nova, em Olinda, era reinol de Castro Daire, homem letrado, por volta de quarenta e cinco anos, mercador e senhor de dois engenhos na Paraíba, nos quais tinha sociedade com os irmãos Diogo Nunes Correa e Antonio Nunes Correa, moradores também na colônia, e Henrique Nunes Correa, o cabeça dos negócios, que vivia em Lisboa.

Mosseh Nunes e Moshé Nunes.
No século XVI, a bordo de várias embarcações portuguesas, muitos judeus vieram da Peninsula Ibérica para o Brasil. Eram os Cristãos Novos, ou seja os judeus que tiveram que se converter ao catolicismo para escapar da Inquisição. Se bem que na esquadra de Cabral, muitos destes Cristãos Novos, vieram, como Gaspar da Gama, Fernando de Noronha, o poeta Bento Teixeira, e o que seria governante da primeira Capitania do Brasil, a Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, entre muitos outros.
Os judeus tiveram durante o Domínio Holandês, de Maurício de Nassau [1630-1654], grande liberdade religiosa, tendo até construído a primeira sinagoga da Américas, a Sinagoga Kahal Tzur Israel "Congregação Rochedo de Israel" na Rua Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus, e que também teve o nome de Rua da Cruz. Na mesma rua, os judeus construíram outra Congregação, a Kahal Maguem David " Congregação Escudo de David". Acredito pelo fato de a primeira não comportar o numero crescente dos frequentadores, ou por disputas internas, como é comum em qualquer entidade, onde o ser humano como falho que é por natureza, provoca divisões e conflitos. Dois cabeças de família Moshé Nunes e Mosseh Nunes, faziam parte do rol de membros da Congregação Kahal Tzur Israel, os quais também fizeram parte da construção.

Com a Restauração Pernambucana e a volta da região ao controle português, os judeus deixaram o estado. Os menos abastados, sem possibilidade de fretar barcos para a saída, se refugiaram no agreste e sertão de Pernambuco e Paraíba. 
Em 1998, o velho casarão que abrigou a primeira sinagoga das Américas, foi desapropriado pela Prefeitura da Recife, e restaurado com o patrocínio e apoio de diversas entidades, para abrigar o Centro de Documentação e Pesquisa da História Judaica.
Em 1773, o Marquês de Pombal, por decreto, põe fim as leis que distinguem cristão-novos de cristão-velhos, findando a perseguição aos judeus. No inicio do século XX, o estado recebeu judeus de origem russa, ucraniana e romena, mais precisamente a partir de 1910.

Observação: No Recife há hoje uma comunidade de 1,6 mil judeus. 

Estado da Paraíba
Guiomar Nunes.
Foi uma proprietária de terras na Paraíba, sofreu torturas até perder a razão , e queimada viva em seguida, após julgada sumariamente.
Era mãe de oito filhos, e seu "crime" segundo o "Santo Ofício", ser judia. Sua conterrânea Tereza Paes de Jesus acusada de judaísmo, também foi supliciada até a loucura e queimada viva.

Estado Rio Grande do Norte
Cirilo Ferreira Nunes
Filho:
Leonel Ferreira Nunes
Foi ferroviário, além de dono de terras. Faleceu em 1976 em virtude de um câncer. Deixou sete filhos: Esmeralda Ferreira Nunes,
Leonel Ferreira Nunes Júnior,
Fco. de Assis Ferreira Nunes,
Angela Rosa Ferreira Nunes,
Rosangela Ferreira Nunes, (Filho: Leon Karlos Ferreira Nunes)
Juscelino Ferreira Nunes
Edson Ferreira Nunes, este último já falecido).

Estado de São Paulo
Padre Mateus Nunes de Siqueira.
Foi um um sertanista paulista, descrito por Silva Leme no volume VIII página 368 [Título Jorge Velhos] da sua Genealogia Paulistana.
No dia 3 de julho de 1665 foi nomeado vigário da vara de São Paulo, tendo-se internado no sertão em catequese, retornou a São Paulo com grande número de índios Guarulhos que colocou na paragem de Atibaia.
A câmara resolveu que ficassem aldeados, dotando desta data os fundamentos da povoação, sendo portanto considerado, o fundador da da cidade de Atibaia - SP.
O local no qual está hoje a cidade de Atibaia era antigamente utilizada como passagem para Minas Gerais pelos bandeirantes, no século XVII.
Outro sertanista que andava pela mesma região, jerônimo de Camargo, explorava tais sertões, pois entre as vias para o sertão de Cataguases, infestado de índios ferozes, contava quela terra, passando por paragens denominada Atibaia, ou Cajuçara, à margem de um rio caudaloso. Desses índios do Padre Mateus, amigo de sua família, Camargo deve ter-se apoderado para dar origem à sua grande fazenda, "quando dominava um muito avultado corpo de gentios reduzido já ao grêmio católico, que passavam de 500 arcos" segundo Pedro Taques.
Camargo fez construir a capela de São João Batista em 1679, e conservou-se em Atibaia muitos anos, retirando-se mais tarde para os sertões de Jundiaí, fundando fazendas, e ali morrendo no início do século XVIII. Em 13 de agosto de 1747, a aldeia tornou-se freguesia com o nome de Distrito de São João de Atibaia. Em 27 de junho de 1769, o distrito tornou-se município. Após tornar-se município e ter sua própria administração, Atibaia se desenvolveu economicamente tornado-se celeiro de São Paulo. Participou de vários fatos importantes da história do país como na recepção da Família Real no Brasil, no incentivo à proclamação da Independência, entre outros. Depois que o país tornou-se independente, Atibaia se desenvolveu grandiosamente com a instalação de água, esgoto, energia elétrica, industrias, criação de praças e alargamento das ruas.


David Nunes de Siqueira.
Foi um dos irmãos do Padre Mateus Nunes de Siqueira.

Estado de Minas Gerais
Domingo Nunes
José Nunes
Miguel Nunes Sanches
Os três nomes acima, constam da relação de cristãos-novos de Minas Gerais que foram julgados pela Inquisição de Minas Gerais (estes processos foram analisados pela historiadora Neuza Fernandes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro conforme o livro de sua autoria denominado “A Inquisição em Minas Gerais no século XVIII”. Domingo Nunes teve o numero 1779 em seu processo, José Nunes teve o numero de processo 430, e Miguel, o número 8112. Os Processos Eram julgados em Lisboa.

Francisco Nunes de Miranda.
O sobrenome "Miranda" vem da importante cidade da fronteira de Portugal com a Espanha, a qual recebeu a maior quantidade de judeus expulsos da Espanha em 1492).  Cristão-novo.  Foi médico e rico comerciante, com domicílio na Bahia, Rio e Minas (cidade-Mariana).  Mantinha relações comerciais com Francisco Pinheiro e com outro parente, Joseph de Castro, que transportava escravos da costa de MIna e de Angola para o Brasil.   Foi o primeiro cristão-novo preso no século XVIII no Brasil pela Inquisição – Processo Número: 1.292. [6]

Manuel Nunes Viana, rico comerciante e homem de negócio de ouro, escravos, terras e gado, sediando na fazendo de Jequitaí, em sociedade com seu primo Luiz Soares.
Miguel Telles da Costa, tinha relações comerciais nas praças de Minas, Rio e Portugal. Associado ao seu sobrinho, concentrou suas atividades na região do rio das Mortes mais ao sul, próximo a Curralinhos e Itaperava – MG.
Este foi alcunhado de governador das Minas, na época da guerra dos Emboabas - 1708-1709.

José Pereira Nunes. Natural de Águas Formosas - MG
Filho: Iri Pereira Nunes.
Jurandir Pereira Nunes. Fiho de Iri pereira Nunes. É pastor, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em São Paulo. Reside na capital paulista há mais de trinta anos.
 Estado de Pernambuco
Tomas Nunes de Pina. Seus descendentes em Pernambuco se assinavam Pina, Sarfatti, Serfalti, e Sarfatty. Formas diferentes de escrever os mesmos nomes.
Tomas foi avô de um Samuel Pina (C.1659 - ?), de cujo casamento em 1684, com Ester de David Arari, foi pai de Aron de Samuel.


Minas Gerais – Manhumirim
Jair Nunes,

Mais do que tradicional e conhecida em Manhumirim e toda região, a família do Sr. Jair Nunes marcou e continua marcando época em nossa cidade.
Casado com Dona Afra Porcaro, uma simpática senhora de família de igual teor, que sempre o acompanhou em todas as batalhas da vida.
Falecendo bem jovem, o Seu Jair deixou história entre os amigos...
Homem de vida correta, cheio de idéias avançadas e com uma visão de futuro bem aguçada, Jair foi um homem bem à frente do seu tempo e fez escola em Manhumirim.
Caminhoneiro dos bons, usava suas viagens, não só para ganhar o seu honesto sustento, mas sobretudo fazia de suas odisseias pelo mundo uma verdadeira faculdade do dia a dia.
Gostava de um bom papo, boa leitura e estar sempre bem informado com todas as novidades da política, da moda e sua casa sempre primou pelo que sempre havia de mais luxuoso e moderno da época, levando em consideração a facilidade que tinha para comprar os lançamentos do que havia de mais top no Rio de Janeiro e São Paulo.
Vivendo com muita saúde, lúcida e muito moderna sua esposa Dona Afra Porcaro é uma mulher exemplo.
Dama de estirpe em extinção a guerreira lembra com detalhes dos tempos áureos de Manhumirim e passou para seus filhos Luci, Lúcio e Jair Nunes Júnior, toda sua educação, honestidade e vida dinâmica e cheia de amizades.
Seus filhos são exemplo de simpatia e cultura e administração. Cada um na sua e todos pela honestidade e vida correta:
Lúcio: homem de personalidade, cultura, conhecedor da administração e matemática foi funcionário de grandes empresas ligadas ao dinheiro e sempre elogiado pelo seu trabalho.
Luci: mulher de dinamismo incontestável, professora de primeira linha e pessoa intimamente ligada à área pedagógica e cultural de toda a região.
Jair Nunes: homem de confiança do Hospital Padre Júlio Maria, onde sempre teve a autonomia total na colaboração com a diretora irmã Nadir Marcelino de Souza à frente do Plano de saúde São Vicente, além de ter sido sempre um jovem idealista e de grande visão futurista.
Família que merece todas as nossas reverências e congratulações, pois são pessoas de tal envergadura que escreveram e continuam escrevendo as páginas de nossa história de sucesso.


Que o Deus dos justos continue abençoando a todos e derramando bênçãos de luz.

João Rosendo
Manhumirim, em 07 de novembro de 2010
 www.jornalbocadopovo.com

Estado do Rio de Janeiro
Padre José Maurício Nunes Garcia

Nascido no Rio de Janeiro, em 22 de setembro de 1767, e falecido em 18 de abril de 1830, foi um compositor brasileiro de música sacra que viveu a transição entre o Brasil Colônia e o Brasil Império. É considerado um dos maiores compositores das Américas de seu tempo. Nunes Garcia era um religioso, mas conhecedor das idéias iluministas, compositor, regente, virtuose do órgão e do cravo, professor renomado, autor de modinhas e, por fim, mestre-de-capela da da cidade (posto mais importante para um músico no Brasil Colônia).
De origem humilde, sua história está entrelaçada a fatos marcantes da história brasileira. No começo do século XIX, o músico mulato atinge estatura intelectual e herda um legado precioso de compositores, mulatos-livres que alcançaram prestígio com a música, como Francisco Gomes da Rocha, Marcos Coelho Neto, Ignácio Parreiras Neves e Lobo de Mesquita. No final do século XVII torna-se aluno do poeta e bacharel Silva Alvarenga, um dos fundadores da Sociedade Literária, difusora das idéias do Iluminismo.
É assim que José Maurício busca o único caminho para o exercício da profissão de músico à época: tornar-se padre.
Fonte:Wikipedia




OS NUNES, FAMILIARES MAIS DIRETOS DO CRIADOR DESTE BLOG
Escrito em vermelho para uma identificação melhor

Estado de Pernambuco  
Ancestrais do criador deste blog, em Recife, Garanhuns, Águas Belas,...
que se espalharam pelo Brasil afora, e exterior.

JOÃO RODRIGUES CARDOSO (descende de Simão Rodrigues Cardoso, que, segundo Pereira da Costa, governou Pernambuco “de 1580 a 1583” no impedimento de Jerônimo de Albuquerque como um dos loco-tenentes constituídos pelo donatário Jorge de Albuquerque). Casou-se com Cosma Maria da Paixão. Simão Rodrigues Cardoso era formado em direito, tinha o grau de Licenciado conferido pela Universidade de Coimbra, veio para Pernambuco com o despacho régio do ouvidor-geral da capitania, cujo cargo exerceu por muitos anos. (Revista do Instituto Arqueológico e Geográfico de Pernambuco nº. 50 - V VIII - pág. 64 - ano 1897).

Nasceram desse matrimônio: Filhos 1 - João Rodrigues Cardoso Filho 2 - Joana Antonia do Rosário 3 - Antonia Maria da Paixão FILHO 1 - JOÃO RODRIGUES CARDOSO FILHO - nascido em Vitória de Santo Antão - casou-se com Catarina Rita da Conceição Pais de: NETO 1 - João Rodrigues Cardoso Neto - faleceu solteiro na Confederação do Equador NETO 2 - Francisco Soares Cardoso casou com Joana Lins de Albuquerque NETO 3 - Luís Miguel de Jesus Cardoso - Fundador de Pau Ferro, atualmente distrito de Itaíba casou com a sobrinha, já viúva, Maria Francisca da Penha (BISNETO 40). Sem sucessão. Ele faleceu aos 75 anos de idade, a 29 de abril de 1853. NETO 4 - Maria do Nascimento Cardoso casou com Reinaldo Ramos de Vasconcelos, natural do Recife e filho de Luís Ramos Chaves e de Esméria Espíndola de Vasconcelos. Ela faleceu, nas Águas Belas, vítima da Cólera-Morbo, em 1856. ORIGENS DA FAMÍLIA VASCONCELOS - "Arnau de Holanda natural de Utrech, que foi um dos homens nobres, que acompanharam a Duarte Coelho Pereira, dizem as Memórias, que dele se conservam que era sobrinho do Papa Adriano 6º, que subiu à cadeira de São Pedro em 9 de janeiro de 1522 e faleceu a 14 de setembro de 1523, com um ano oito meses e seis dias de Pontificado no qual - edificare Sion insanguinibus nolebat - a qual notícia se conforma com a que nos dá o Padre Antonio de Carvalho da Costa, na sua Corografia Portuguesa, na qual afirma fôra filho de Henrique de Holanda, Barão de Rhenoburg, e de Margarida Florência, irmã do dito Papa. Casou Arnau de Holanda em Pernambuco, com Brites Mendes de Vasconcelos, natural de Lisboa e filha de Bartolomeu Rodrigues, camareiro-Mor do Infante D. Luís, filho do Senhor Rei D. Manuel, e de sua mulher Joana de Góes de Vasconcelos, a qual, segundo afirmam todas as memórias antigas, fôra criada da senhora Rainha D. Catarina, mulher do Senhor Rei D. João o terceiro, que a entregou a D. Brites de Albuquerque que havia sido sua Dama, quando em companhia de seu marido o primeiro donatário Duarte Coelho Pereira, embarcou para Pernambuco recomendando a sua acomodação, ao que satisfez generosamente D. Brites, dotando-a para o seu casamento com as datas de muitas terras em que Brites Mendes de Vasconcelos e seu marido Arnau de Holanda levantaram muitos engenhos de fazer açúcar que ainda hoje possuem seus nobres descendentes. Do dito Arnau de Holanda se não conservam outras memórias, porém de sua mulher Brites Mendes de Vasconcelos consta que chegara quase aos cem anos, por cujo motivo é conhecida com a denominação de velha. Faleceu em Olinda a 19 de dezembro de 1620, deixando por seu testamenteiro a seu neto Francisco do Rego Barros e foi sepultada na Igreja de Santo Antonio e São Gonçalo do Convento da Ordem de Nossa Senhora do Monte do Carmo da mesma cidade, como se vê do assento do seu óbito feito em um livro velho que se conserva na igreja Catedral deste Bispado, que por aquele tempo era conhecida com o nome de Matriz do Salvador. (Da Nobiliarquia Pernambucana de Borges da Fonseca, Vol. I - pág. 309). NETO 5 - Antonio Pedro Cardoso casado com Dina Teodora de Jesus NETO 6 - Rita Maria da Conceição casou com José de Oliveira Marques, irmão do Padre Luís Marques, do Recife NETO 7 - Luís Inácio de França Cardoso casado com Maria da Conceição NETO 8 - Ana Rita da Conceição - faleceu solteira NETO 9 - Francisca da Conceição - faleceu solteira NETO 10 - Severina Maria da Conceição - faleceu solteira FILHO 2 - JOANA ANTONIA DO ROSÁRIO - nascida em Vitória de Santo Antão - casou-se com o capitão Francisco Barbosa da Silva, natural da Bahia Pais de: NETO 11 - José de Melo Barbosa casou com Clara Joaquina Leite NETO 12 - Inácio Barbosa da Silva NETO 13 - Manuel Barbosa da Silva NETO 14 - Bonifácio Barbosa da Silva NETO 15 - Maria Madalena (Dodô). NETO 16 - Joana casada com Antonio Coelho NETO 17 - Josefa casada com Marcos José da Silva NETO 18 - Francisca casada com Ângelo Custódio NETO 19 - Ponciana casada com José de Abreu FILHO 3 - ANTONIA MARIA DA PAIXÃO nascida em Vitória de Santo Antão - casou-se com o capitão José Fidelis de Sousa, natural da Bahia Pais de: NETO 20 - Antonio da Rocha e Sousa casado com Maria Generosa da Rocha NETO 21 - Luís José da Rocha e Sousa casou-se duas vezes. A primeira, com Antonia Nunes Barreto e a segunda, com Isabel de Barros Cavalcanti.
(Como a  genealogia é extensa, e consta de mais de cem páginas, decidi postar só a primeira parte acima.)

Lourenço Nunes Barreto e Tereza Rodrigues de Araújo "Tetê". Nascidos em Águas Belas, estado de Pernambuco, onde se conheceram e se casaram.
Eram tios de João Nunes Cordeiro, também nascido em Águas Belas, em 08/01/1922, pai do criador deste blog.
Tereza Rodrigues de Araújo "Tetê", era quarto-aneta de João Rodrigues Cardoso, fundador da cidade de Águas Belas - PE, que a fundou em cerca de 1756, tendo eu, Autor deste Blog, a honra de ser sextuaneto do mesmo, sendo que o nome Rodrigues, e Cardoso, ainda é preservado em nossa família.
O casal Lourenço e "Tetê", Tiveram 11 filhos, dentre eles dois tiveram uma carreira brilhante na Polícia Militar do Estado de Pernambuco, (Cel João Nunes, e Cel José Nunes), tornando-se personagens marcantes na história do Estado, e do Brasil, como Oficiais da Polícia Militar. Muitos outros militares surgiram na família.



Cel João de Araújo Nunes, nascido em 1881 e falecido em 1971]
Nasceu na cidade de Águas Belas, Estado de Pernambuco, foi casado com sua prima, Amélia "Amelinha" Nunes Gueiros, cuja família é tradicional no estado de Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Brasília entre outros, dando ao país vereadores, deputados, senadores, governadores, artistas...
Um dos Gueiros mais antigos que aparece em São Paulo foi, Sidrônia Lins Gueiros, casada com o médico e pastor batista, Manuel Tertuliano Cerqueira. Ele nasceu em Iarara-BA, e ela do estado de Pernambuco, sendo que o mesmo além de exercer a carreira médica na Capital, foi pastor da Primeira Igreja Batista do Estado de São Paulo, quando em seu ministério profícuo, levou a igreja a organizar 17 novas igrejas, inclusive a Igreja Batista de Casa Verde ( a mais antiga do lado do outro lado do Rio Tietê, em direçaõ a Zona Norte da cidade) , e Primira Igreja Batista em Vila Nova Cachoeirinha.
O Cel João Nunes foi Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Pernambuco. Existe no bairro de Santo Amaro, no Recife, o 13º BPM. Batalhão Cel João Nunes, em homenagem ao nome do nosso ilustre familiar, tendo também seu nome sido lembrado por pelo menos cinco escritores brasileiros, e um americano "Billy Chandler", alvo de trabalho de vários estudantes de história e pesquisadores, sem contar este, que conserva um bom acervo sobre o mesmo, e os demais Nunes de minha família. Foi Diretor da Casa de Detenção do Recife por 3 vezes, Diretor do Presídio de Fernando de Noronha, Chefe de Volante, Assessor do Governador Cid Sampaio falecido em 2010 com 100 anos, e membro da maçonaria, entre outros.
No prédio do Comando Geral da PMEPE, sua foto inaugurou a Galeria dos Comandantes, tendo também seu nome no 13º Batalhão Cel João Nunes, no bairro de Santo Amaro - Recife, uma rua com seu nome na cidade onde nasceu Águas Belas.
Foi prefeito de sua cidade de 1928 a 1930.
Tenho ainda outros famíliares que foram, e outros que ainda o são, da Polícia Militar, tendo este uma profunda admiração pela carreira militar.

José de Araújo Nunes
, [1899-1970],
Foi casado com Ana Ribeiro Nunes [1906 - 1984], foram pais de 10 filhos, foi Coronel da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, sendo este, mais novo que seu irmão João de Araújo Nunes, dezenove anos, que também teve a mesma patente.
Filhos:
Maria Carolina
Antônio Nunes Pessoa

Rua Cel João Nunes - Cidade de Águas Belas - Estado de Pernambuco - Brasil.


Frei Nunes -  José Nunes de Araújo.
Filho de um sobrinho do Cel João Nunes, é missionário, e serve na igreja dos Capuchinhos da Penha - Recife-PE, onde está sepultado o Frei Damião, em Recife-PE. Viaja muito pelo Brasil e exterior, a serviço de missões. este por sua vez, está restaurando a casa onde nasceu o Cel João Nunes, para transformá-la em um museu. A casa fica situada no lugar chamado Bento Leite, que pertenceu ao município de Pau Ferro, hoje, Itaíba.
José Nunes Rodrigues.
Nascido em Águas Belas, primo do pai do dono deste blog; Foi oficial da PM do Estado de Pernambuco, delegado de polícia na cidade de Bezerros-PE, e residia em Águas Belas-PE.

José Nunes Barreto.
 Irmão de Lourenço Nunes Barreto e casado com Antônia Cordeiro dos Santos. Ele nascido em Itaíba [antiga Pau-Ferro], viveu por longos anos em Águas Belas. Ela com origem no estado do Ceará, cuja família se transferiu para a cidade de Águas Belas - PE. Estes sendo estes, avós paternos do criador deste blog.
Faleceram na Década de 60 em Águas Belas.
O casal tiveram os filhos:

João Nunes Cordeiro, nascido em Águas Belas, e residente na cidade de São Paulo desde 1955. Era de raiz judaica, e foi casado com Maria Cinézia Nunes, nascida em Águas Belas [descendente dos Fulni-ô por parte de mãe (cabocla), e de pai, presumidamente de raíz judaica holandesa.
João Nunes Cordeiro faleceu em 23 de março de 2012 em São Paulo-SP, ela falecida em 24 de março de 2012 em São Paulo-SP. Um caso raro nunca sabido por mim, eram tão unidos no matrimônio, uma união feita por D'_us, a ponto que minha saudosa mãe Maria Cinézia Nunes ao voltar da cerimônia de sepultamento e já em casa, sofreu um enfarto fulminante.
Esse fato foi tão marcante para nós filhos, familiares e amigos, que escrevi uma matéria específica, e publicada em determinada revista, e blog.
Filhos do casal:
Manoel Nunes Cordeiro. Falecido recém-nascido,
Sebastião Nunes Cordeiro. Falecido recém-nascido,
Antônio Nunes Cordeiro. Casado com a Profª Lúcia Elena. Residem em Atibaia-SP. Pastor Batista, Bacharel em Teologia e Psicologia, Projetista Mecânico,...
Filhos:
Débora Quadros Cordeiro. Depois de Casada Debora Cordeiro Moore. Casada com Robert Moore
Fábio Quadros Cordeiro. Casado com Elisangela..
Maria Elena Nunes Cordeiro. Nome de casada Maria Elena Nunes Cordeiro dos Santos.Casada com Osnir. sem sucessão nessa linha. Residem em São Paulo
José Nunes Cordeiro. Casado com Tereza Roque Nunes. Filhos:
Giselly Nunes,
Cibelly Nunes
Derick Willian Nunes.
Averaldo Nunes Cordeiro. Casado com sua prima Gilsonete "Neth" Nunes da Silva
, que depois de casada ficou Gilsonete da Silva Cordeiro.
Filhas:
01 - Karen da Silva Cordeiro, casou-se com Leandro Nogueira Faustino, que passou a chamar-se Karen Cordeiro Nogueira, e tiveram as filhas Mariáh, e Mell Maitê.
02 - Carolina da Silva Cordeiro.
Maria Vilma Nunes Cordeiro. Casou-se com David Borges Dias. Nome de casada Maria Vilma Nunes Dias. Residem em São Paulo.
Filhos:
01 - Vinícius Borges Dias. Casou-se com Juliana, Residem em Lauro de Freitas-BA.
02 - Neiva Nunes Dias. Casou-se com André Vaccaro. Nome de casada Neiva Nunes Dias Vaccaro. Residem em São Paulo. Filhos: Anne Tsadek e André
03 - Xênia Nunes Borges Dias. Casou-se com rafael Lopes. Nome de casada Xênia Nunes Dias Lopes. Residem em São Paulo.
Zuleide Nunes Cordeiro. Foi casada com Erico. Residem nos EUA
Filho: Daniel
João Nunes Cordeiro Filho. Nascido em 1961 e falecido 8 dias após seu nascimento.
Maria do Carmo Nunes. Depois de casada Maria do Carmo Nunes Marques
Nasceu em Águas Belas, viúva de José Marques. Residiu por muitos anos nesta cidade, por pouco tempo em São Paulo, e retornando ao seu estado, se fixou em Garanhuns onde está há muitos anos. Filhos:
01 - Léia Nunes Marques,
02 - Maria Vera Nunes Marques,
03 - Paulo,


Laudelina Nunes.
Nascida em Águas Belas, onde residiu por muitos anos, depois Presidente Wenceslau-SP, e por ultimo há quase 60 anos na cidade de São Paulo. Casou-se com seu primo Sebastião Rodrigues da Silva, de quem ficou viúva. Filhos:
01 - Adalcina,
02 - Osvaldo,
03 - Carlos,
04 - Jaira,
05 - Zenaide,
06 - Jurací.

Doralice. Faleceu jovem e solteira; não deixou linhagem.

Brasilina Nunes.
Nascida em Águas Belas, casou-se com José Higino da Silva. Residiu em Águas Belas, depois em Presidente Wenceslau-SP, e por ultimo desde a Década de 50, na cidade de São Paulo.
Filhos:
José Reginaldo,
João, falecido em 16 de janeiro de 2013, aos 64 anos, em São Paulo onde residia a quase 60 desde a Década de 50.
Wanderley,

Silvana Nunes da Silva.

Gercina Nunes de Araújo - Nome de casada Gercina Nunes da Silva. Reside em Mário Campos-MG
Nascida em Águas Belas, onde residiu até se casar, residiu por poucos anos em Paulo Afonso - BA, e em Minas Gerais nas cidades de Bela Vista de Minas, Contagem, Belo Horizonte, e Mário Campos. Há 56 anos em Minas Gerais. Casou-se em Águas Belas com Anildo Cordeiro da Silva. Filhos:
José Carlos da Silva. Casou-se com Reinalda de quem ficou viuvo, e teve os filhos: Max Carlo e Graziella.

Nova união com Aparecida, de quem teve a filha Luana.
Gilsonete Nunes da Silva "Neth". Nome de casada Gilsonete da Silva Cordeiro. Casou-se com seu primo Averaldo Nunes Cordeiro - Residem em São Paulo.

Filhos:
Karen da Silva Cordeiro que casou-se com Leandro Nogueira Faustino. Filhos: Mariáh Cordeiro Nogueira.
Carolina da Silva Cordeiro.
Gisleis Nunes Victório. Casou-se com Abraão Victório da Silva. Residem em Belo Horizonte-MG

Filhos: Ewerton Nunes Victório, Elbert Nunes Victório, Egler Nunes Victório.
Hilanildo Cordeiro da Silva. Casou-se com Aparecida. Residem em Contagem-MG

Filhos: Davidson e Dylon.
Giselia Aparecida da Silva. Faleceu em 2012, e sem sucessão nessa linha.
Glauce Nunes Pereira de Oliveira, casou-se com Vladimir. Residem em Belo Horizonte-MG

Filhos: Rafael Nunes de Oliveira, Rayanne Isabelle Nunes de Oliveira, Raique Igor Nunes de Oliveira.Claudelício Cordeiro da Silva. Casou-se com Rosa de quem se separou. Reside em Mário campos-MG
Filhos: Diogo Lício e

Eloi Nunes Cordeiro. Reside em Recife-PE
Nasceu em Águas Belas, residiu em Garanhuns, e por ultimo no Recife - PE. Aposentado do DNER, e após muitos anos de aposentado, foi ordenado pastor evangélico da Convenção Batista Nacional. Foi casado com Terezinha. Filhos:
Gilsônia Nunes,
Gilsineide Nunes,
Gilsonete Nunes
,

Gilvanete Nunes
, ...


Eloi Nunes Cordeiro após viuvo casou-se com Aurelina, de quem é separado, e sem sucessão nesta linha.

Observação
: Antônia Cordeiro dos Santos teve dois filhos de relacinamentos anteriores sendo:
José Cordeiro dos Santos, Nasceu em Águas Belas, onde viveu por muitos anos, casou-se com Josefa, viveu pouco tempo na cidade de São Paulo, retornou a sua terra natal, e faleceu em 2007 aos 90 anos de idade na na mesma cidade.
José Cordeiro Delgado. Nasceu em Águas Belas, residiu em Bom Conselho-PE, retornou a Águas Belas, mudou-se para o estado de Goíás, cidade de São Paulo [por muitos anos], cidade de Mairiporã-SP onde faleceu há 11 anos, completados em 2011.


José Nunes da Silva. Primo do Cel João Nunes, Cel José Nunes e seus irmãos.
Dalmo Nunes. Filho de José Nunes da Silva
Darlla Duarte Nunes. Filha de Dalmo Nunes
Residem em Maceió - Alagoas

Rua Cel João Nunes. Centro - Água Belas-PE

Estado do Amazonas
Cel Joaquim Nunes de Lima - Manaus - AM.
Sua filha Oda Nunes de Lima casa-se com o Dr. Lourival Muniz, que foi por muitos anos, diretor dos Serviços Técnicos do Estado.


O casal Oda e Dr. Lourival, tiveram os seguintes filhos: Adelelmo, Josefina, Arsonval, Clélia, Jarina, Heloisa, Altair, Algenir, Alcione, Maria e Ulpiano.


O Dr. Lorival Muniz teve os seguintes irmãos: Irineu e Ciryaco Alves Muniz, ambos categorizados funcionários do Tesouro do Amazonas; Antão e Carlos Muniz, professores.


Pelo menos um de seus netos, carrega música nas veias, é o caso do Márcio Werneck Muniz, que se apresenta fazendo Shows, neste Brasil.


O Dr. Lorival faleceu em Manaus, no dia 4 de julho de 1943, estando sepultado no Cemitério de São João Batista.


Estado de Pernambuco - Sítio dos Nunes
 Localizado no Distrito de Flores - Estado de Pernambuco.
O Sítio dos Nunes, é ainda hoje um Distrito de Flores. No início dos anos 40 deste século, gozou de um surto de progresso, quando o governo Vargas, através da sua Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, por ali rasgava, com maquinaria pesada e sob o comando dos engenheiros Ismar e Sabóia, a rodovia Central de Pernambuco.
Na segunda metade do século XVII, Sítio dos Nunes era uma das muitas fazendas pertencentes ao rico latifundiário sertanejo, capitão Manuel Nunes.


As outras fazendas eram: Sabá, Poço Comprido, Conceição, Balanças, São Gonçalo, São Domingos, São Boa Ventura, e Tamboril. Essa ultimaque, de acordo com o historiador Luís Wilson, havia sido fundada por Domingos Afonso Sertão, é hoje a povoação de Tamboril, próxima a Calumbí. Segundo informou Wilson Barbalho, em "carta à redação" do Diário de Pernambuco, publicada em 28/111/1983, o capitão Manuel Nunes havia comprado aquelas terras aos Missionários da Congregação de São Filipe Neri {Oratorianos]. Após sua morte, o vasto latifúndio caiu em poder de seu filho Aniceto Nunes da Silva.


Aniceto é um dos grandes e velhos sertanejos tratados por Luíz Wilson no seu livro de igual nome, [ver Volume I capítulo 14]. No primeiro quarto do Século XIX, Aniceto era pessoa influente em Flores.


Como Alferes de milícia, em 1811, participou ativamente das solenidades de instalação da Vila, do pelourinho, etc. e assinou a importante ata. Casara , no final do Século XVIII, com Antônia Lourenço Aragão, filha de Inácio de Aragão Osório e de sua mulher Mana Francisca de Jesus, natural de Cotinguiba, Sergipe, descendente em linha direta, como o marido, dos fidalgos da casa da Torre.


Aquele Inácio de Aragão Osório seria pai ou irmão de Felipe de Aragão Osório, o futuro avô materno do Monsenhor Pinto de Campos.


Aniceto morreu em 1848, comn cerca de 100 anos, sua mulher morrera em 1846, também muito idosa. O casal deixou 9 filhos:


F1 - Manuel Francisco da Silva, morto por indios, na Malhada da pedra, Floresta do Navio;


F2 - Cipriano Nunes da Silva;


F3 - José Francisco da Silva;


F4 - João Nunes da Silva, que herdou a fazenda Sítio, hoje povoado de Sítio dos Nunes. O capitão João Nunes morreu também muito idoso. Era o pai do Padre Dano Nunes, vigário de Flores nos anos 80 do Século XIX; de Simplício Nunes, de Emiliana, de Salviano e de outros mais. Filho de Salviano foi Juvenal Nunes. Neste século teve bastante relevo naquela localidade, o estimado comerciante e político Teodomiro Nunes Duarte, recentemente falecido, descendente direto do velho Capitão João Nunes.


F5 - Antônio Leandro Nunes;

F6 - Alexandre Nunes da Silva;


F7 - Joaquim Nunes da Silva;


F8 - Ana, que casou-se com o Capitão Simplício Pereira da Silva;


F9 - Francisca [Chiquinha], que casou-se com o Comandante Superior de Flores e de Serra Talhada, Manuel Pereira da Silva. A descendência de Aniceto e a do seu filho Capitão João Nunes da Silva, enfim, cresceram, se multiplicaram e espalharam como grãos de areia do deserto.


Serra Talhada – Pernambuco - Brasil - Agostinho Nunes Magalhães

A cidade teve seu início em meados do século XVIII, com a chegada do capitão-mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes de Magalhães, que arrendou a sesmaria à Casa da Torre, às margens do Rio Pajeú e no sopé da Serra Talhada, instalou a fazenda de criar gado que denominou Fazenda da Serra Talhada, numa alusão direta à serra que lhe emprestava o nome.
Agostinho Nunes de Magalhães, juntamente com seus filhos Joaquim, Pedro, José, Damião, Manoel e Filadephia, como tantos outros portugueses, migrou para o Brasil na esperança de instalar um engenho de cana-de-açúcar, e só depois de desembarcarem é que descobriram não possuir capital suficiente para tal empreitada, assim, seguindo os passos de outros compatriotas seus, adentraram nos sertões para explorar a criação de gado. A posição privilegiada dos currais de Agostinho Nunes, nos caminhos que levavam ao Ceará, Paraíba, e Bahia, logo passaram a ser ponto de encontro de vaqueiros e peões que transportavam seu gado para estes estados, e assim, despretensiosamente começa a formar-se um ajuntamento de feirantes, negociando principalmente animais, dentre outros bens. Isto aconteceu por volta de 1789/1790, na mesma época em que era erigida uma capela para a fazenda sob bênçãos de Nossa Senhora da Penha. Nascia aí também a vocação mercantilista do município. A feira de Serra Talhada hoje tem aproximadamente 220 anos, sendo que desde a primeira vez que aconteceu (segunda-feira), continua até hoje sendo realizada neste mesmo dia da semana.
Com o comércio surgido pelo ajuntamento dos vaqueiros, peões e tropeiros, a fazenda começa a tomar ares de povoado e logo se transforma em Villa Bella, nome adotado quando de sua emancipação de Flores, até então cabeça de comarca, em 6 de Maio de 1851. A partir dessa data passa a ter um intendente, o Coronel da Guarda Nacional Manoel Pereira da Silva Comendador da Ordem da Rosa e de Cristo neto do fidalgo da Casa da Torre José Carlos Rodrigues e sua esposa Ana Joana Pereira da Cunha, fundadores das históricas Fazendas Sabonete, Carnaúba, patriarcas da poderosa família Pereira que foram senhores e barões de toda ribeira do Pajeú; verdadeiros ícones do coronelismo brasileiro, segundo o qual, em pleno Século XXI, é possível achar bonito indivíduos serem donos de cidades.
Em 1893 é instalada a primeira Câmara Municipal de Serra Talhada e eleito seu primeiro prefeito, Andrelino Pereira da Silva, o Barão do Pajeú. Somente em 1939, por um decreto do então governador Agamenon Magalhães, Villa Bella recebe de volta seu nome de origem e passa a chamar-se Serra Talhada – “Terra de cabras Macho”.
A história da cidade é uma das mais ricas de todo o estado de Pernambuco. Seus fundadores participaram ativamente da história de Pernambuco e do Brasil, e seus descendentes, como Agamenon Magalhães, figuram entre as principais lideranças políticas brasileiras.


Rio de Janeiro
Ignácio Pereira Nunes. Nasceu o Comendador Ignácio Pereira Nunes, por volta de 1770, filho de Antonio Nunes da Silva e de Anna Pereira Nunes. Portanto Antonio Nunes da Silva é um dos mais antigos Nunes do Rio de Janeiro. O Comendador Ignácio Pereira Nunes nasceu na freguesia de Inhaúma, atual bairro carioca. Depois foia a Paraíba do Sul onde nasceram muitos descendentes, a família destacou-se grandemente lá.

Rio Grande do Sul

Angela Nunes Duarte.
Mãe ANTÔNIA MARIA NUNES DUARTE
Pai: Angela Osório Duarte
Avós Maternos: Juvenal Nunes e Doroteia Correa Nunes
Avós Paternos : Julia Escobar Osório e Adão Osório Duarte


Ceará
Transcrito da Obra: Flores do Pagéu - História e Tradições - Pags: 32/33 - de autora de Belarmino de Souza Neto.
Perdeu-se o nome do primeiro dos Nunes em São Luis do Curu-Ce, que é ancestral destes da relação abaixo, ele veio de Uruburetama-Ce e se instalou no pequeno povoado, mais tarde, São Luís do Curu.


João Nunes da Silva e Sabino Nunes da Silva.
Um dos nomes mais importantes pela a criação da pequena cidade.
Era uma das maiores produtoras de algodão e oiticica e criava muito gado ajudando a desenvolver a cidade com as atividades da agro-pecuária, o nome da fazenda dos Nunes era "Estreito" ficava a poucos quilômetros da sede do município.
Desde o pequeno povoado até a criação do município e os dias atuais a familia Nunes, participou dessa história, muitos dos quais fizeram parte da vida política, como:
Manuel Nunes Chaves (vereador entre 1955 á 1958)
  1. José Chaves Nunes (vereador entre 1967 á 1970)
  2. Manoel Nunes Chaves (vice-prefeito entre 1971 á 1972)
  3. Manoel Nunes Chaves (prefeito entre 1973 á 1976)
  4. João Batista Carneiro Nunes (prefeito entre 1993 á 1996)
  5. Raimundo Teles Nunes (vereador entre 1993 á 1996)
  6. Rochael Aldires Moreira Nunes (vereador entre 1993 á 1996)
  7. Raimundo Teles Nunes (vice-prefeito entre 1997 á 2000)
  8. Rochael Aldires Moreira Nunes (vereador entre 1997 á 2000)
  9. João Batista Carneiro Nunes (vice-prefeito entre 2001 á 2004)
  10. Raimundo Teles Nunes (vereador entre 2001 á 2004)
  11. Rochael Aldires Moreira Nunes (vereador entre 2005 á 2009)
  12. Daniely Nunes (vice-prefeita entre 2010 á 201
Extraido do Blog Memória da Família Roberto Moreira Chaves

  Ceará

Antônio Teodósio Nunes. Nasceu no município de Arneiroz, Ceará, em 7 de fevereiro de 1931, filho de Joaquim Nunes Pereira e Maria Januária de Souza.

Realizou o curso primário na sua terra natal, na Escola Mista, o curso secundário no Seminário do Crato, e o Superior, entre 1951 e 1956, Filosofia e , Teologia no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza.
É autor das seguintes obras:
  • Respingando, introdução à Bíblia (1957)
  • A família Duarte Pinheiro (Itaytera, nº 16, fl. 177)
  • Em torno da Casa do Umbuzeiro (Itaytera, nº 19, fl. 180)
  • Eduação, processo social e individual (Hyhytê, Faculdade de Filosofia do Crato, 1980)
  • Histórias de Ramiro, folclore (Itaytera, nº 25, 1981)
  • A família Andrade, dos Inhamuns (Revista do Instituto Cultural do Cariri, fl. 199, 1981)
  • A família Nunes Pereira (Revista do Instituto Cultural do Cariri, fl. 17, 1982)
Funções de destaque exercidas:
  • Reitor do Seminário Diocesano São José, desde 1967.
  • Coordenador da Fundação Padre Ibiapina, desde 1976.
  • Diretor da Cáritas Diocesana, desde 1964.
  • Presidente do Instituto Genealógico do Cariri, desde 1982.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

  Minas Gerais

Domingos Nunes - Judeu processado em Lisboa - Portugal. Dossiê 1.779
José Nunes - Judeu Processado em Lisboa - Portugal - Dossiê 430
Miguel Nunes Sanches - Judeu Processado em Lisboa - Portugal - Dossiê 8.112
Fonte: ANUSSIN

Heleno Nunes. Famoso artista plástico mineiro.
Entre sua obras, pintou exclusivamente para o Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro da Silva, dois murais de 23 metros de comprimento para homenagear a gente simples e trabalhadora de Minas Gerais - Brasil.

Família Soares Nogueira Nunes
Augusto Esteves Nunes e Laurisa Nogueira de Campos, cidade de Pará de Minas. Seus filhos: José Esteves, Levi, Maria Augusta, Ana Angélica, Irineu, Judite, Alvim, e José Nunes.
O segundo filho, Levi Esteves Nunes casou-se com Geraldina Soares com quem teve 10 filhos: Etelvina, Estelina "Nina", Gil, José Levi, Lauriza, Diva, Marli, Geraldo, e Dirce Nunes.
Em 1950 mudam-se para a capital do estado, Belo Horizionte, onde depois de muito trabalho, começa a montar o tão sonhado comércio "Armazém Bar e Café Soares Nogueira".
Não chegou a ver seu comércio inaugurado, pois ao voltar das compras na região do centro de Belo Horizonte num caminhão, sofreu um acidente que o vitimou, em 14/10/1950.
Os filhos Gil, João, José, Levi, e Geraldo Nunes com o apoio das irmãs, deram continuidade ao negócio, no passar dos anos foram envestindo principalmente na área de alimentação, quando hoje podemos ver a grande rede do Epa Supermecados, em Belo Horizonte e outras cidades mineiras.

Teatro Francisco Nunes
Fica no centro de Belo Horizonte - Minas Gerais, no complexo do Parque Municipal.

Vila Nunes
Está siruada na região Oeste de Belo Horizonte, quase divisa com o município de Ibirité.
Estado de São Paulo
Rua Luíz Nunes. Fica no Distrito do Tremembé

São Paulo 

Rua João Nunes. Fica situada no bairro da Parada Inglesa, na cidade de São paulo. É uma travessa da Av. Dumont Vilares.
Rua Nunes Garcia. Fica no Bairro de Santana, é uma travessa da Rua Voluntários da Pátria

Embaixador Celso Luíz Nunes Amorim. Nasceu em Santos - SP, em 3 de junho de 1942, Ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil, no Governo do Presidente da República do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva.


Aloysio Nunes Ferreira. Político - São José do Rio Preto - SP.


Aloysio Nunes Ferreira Filho, político, nasceu em 5 de abril de 1945, em São José do Rio Preto -SP, filho do também político Aloysio Nunes Ferreira. Entre outros, foi Ministro de Estado da Justiça no período de 14 de novembro de 2001 a 03 de abril de 2002, a época do governo Fernando Henrique Cardoso. Foi vice-governador do Estado de São Paulo entre 1991 - 1994, além de ter exercido mandato como deputado estadual e federal.

Celso Nunes.
Diretor de teatro, pai do ator Gabriel Braga Nunes.


Gabriel Braga Nunes - Ator - Nasceu em São Paulo - SP, em 7 de fevereiro de 1972, filho da atriz Regina Braga, e do Diretor de teatro Celso Nunes

Sandra Nunes - Cantora evangélica

Janaína Nunes

Formada em 1997 pela Universidade Metodista de São Paulo, Janaína Nunes foi repórter do "Diário do Grande ABC", "Agora SP", revista "Minha Novela" (editora Abril) e "Diário de São Paulo". Cuidou da coluna Olá, do "Agora São Paulo". Ligada nos bastidores da TV, Janaína conta no blog com seu nome diariamente, em primeira mão tudo que rola dentro e fora das telinhas.

Estado da Paraiba
Maria Nunes dos Santos.
Nascida em Serrinha da Paraíba, filha de João e Maria, teve os seguintes irmãos: José Nunes dos Santos, Francisca Nunes dos Santos, Carmelita Nunes dos Santos, e Joana Nunes dos Santos. Entre outras localidades, residiu em Santa Rita - PB.


Eduardo Pereira Nunes.
Presidente do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

João Nunes de Souza.
Falecido em 1993, foi pai da cantora Elba Ramalho.

Nabor Nunes Filho.


Nascido em 1944, este compositor foi autor de diversos hinos sacros evangélicos e grnades cantatas.
Faleceu em 13/02/2013,  compositor NABOR NUNES FILHO, muito conhecido do mundo evangélico.

São dele tremendas canções, quais: O PAI NOSSO SERTANEJO e CREIO EM DEUS. Ele compôs o musical O VERBO DE DEUS, especialmente apresentado pelo Grande Coro e Orquestra da Igreja Batista da Liberdade - São Paulo - SP, para as comemorações do Centenário daquela igreja, no ano de 2009.
NABOR NUNES era membro da referida igreja, desde 2007, e residia na cidade de Americana, SP, onde deu-se o seu sepultamento, dia 14, às 16h.
Deixa um legado de rica música que glorifica e louva o nome do Senhor.

Estado de São Paulo
Maurício Nunes.
Residente na cidade de São Paulo, é dramaturgo, músico, jornalista e cinélio, com livros editados.


JOSÉ XAVIER NUNES.
NASCIDO EM IGUAPE  COSTITUIU FAMILIA E FOI MORAR EM XIRIRICA (ELDORADO PAULISTA) ONDE NASCEU MEU AVO JOÃO CONSTANTINO NUNES , SUA PROFISSÃO ERA  TABELIÃO , TEVE 6 FILHOS DEPOIS MUDOU COM A FAMILIA PARA MOGI MIRIM (SP) TAMBEM DONO DE CARTORIO.

Estado de São Paulo - Marília
José Nunes Pereira (J.Nunez) poeta, pesquisador, criador do Imparcialismo, integrante do Movimento Artístico, intelectual e literário Os Imparcialistas.
http://literaturaimparcialista.blogspot.com/

Estado de Sergipe
Expedita Ferreira de Oliveira Nunes. nasceu em Porto da Folha, Sergipe, em 1932. Filha de Lampião e Maria Bonita, seus pais faleceram quando Expedita tinha apenas 5 anos. Ela foi criada pelos vaqueiros Severo e Aurora desde seus 21 dias de idade até seus 8 anos, já que seus pais viviam na luta do cangaço e não puderam criá-la. Só viu seus pais biológicos por três vezes na vida e os pais adotivos nunca esconderam dela a verdade. Ela foi criada com mais 11 irmãos, todos filhos legítimos do casal de vaqueiros e ela os considerava de fato irmãos.


Aos 8 anos foi morar na cidade de Propriá (SE). com o tio paterno, chamado João Ferreira, o único que não seguiu o cangaço e por ele foi criada a partir de então, pois seus pais adotivos eram muito pobres e não puderam mais cuidar dela e nem dos outros filhos.

Continuou os estudos e ao terminar o primário passa a querer trabalhar, mas o tio a impede, por ela ser mulher e jovem demais e então ela sai de casa e vai morar sozinha com 14 anos em Aracaju. Lá ela passa a trabalhar no comércio, tendo trabalhado em diversas lojas e fez muitas amizades. No começo sentia vergonha por ser filha de cangaceiros e evitava comentar, todos sempre a aceitaram, mas ela nunca entendeu bem se o cangaço era bom ou mau.

Ela "casou-se" com Manoel Messias Nunes Neto aos 10 anos de idade, depois de 4 anos de "namoro". Eles se conheceram aos 6 anos de idade e ficaram amiguinhos como toda criança. Na verdade ela não casou assim tão cedo, ela foi prometida ao marido ainda criança, pois na época o parente mais próximo escolhia logo um menino para casar a menina no futuro o mais cedo possível, mas só começou a conhecer melhor e a conviver com o marido, oficializando o matrimônio, após ir morar sozinha e reencontrá-lo na capital sergipana. Com ele teve 4 filhos: Dejair, Vera, Gleuse e Iza Nunes. É também avó de três netas: Karla, Gleusa e Luana.

150 comentários:

  1. Olá !!!!Acabamos de tomar conhecimento desta sua página sobre os Nunes,e ficamos muito emocionadas ao ver os nomes de nossos avós!!!!Somos netas de Oda Nunes De Lima,casada com Lourival Muniz.Sou filha de Algenir Muniz de Miranda,meu nome é Maria da Graça Muniz de Miranda,moro em São Paulo,mas sou amazonense,criada no RJ.Minha prima é filha de Clélia Nunes Muniz da Silva,seu nome é Ione Marques Nogueira,ela mora em Barbacena(MG),mas tb é amazonense,criada em Belo Horizonte.
    Parabéns por este seu trabalho,com certeza iremos passar estes dados adiante para nossa família .Abraços.Graça e Ione

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelas palavras de elogio, fico contente que tenha gostado, e divulgado nosso trabalho.
    Abs
    Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico triste em não poder ajudar.
      Grato pelo contato.

      Nunes
      nunes_cordeiro@hotmail.com

      Excluir
    2. Meu bisavô se chamava Manoel Cordeiro Nunes. Parece que era de São José da Tapera - Alagoas. Gostaria de saber mais dos Cordeiro Nunes e dos Vieira Nunes de São José da Tapera Alagoas. E- mail : miria.francisco@gmail.com

      Excluir
  3. A. Nunes, sou dscentedente de espanhois do mesmo sobrenome que o seu,de Andaluzia, gostaria de entrar em contato com parentes da Espanha e não sei como, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a melhor forma, é através do Consulado da Espanha, ou mesmo pela Internet.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vc tem o nome dos outros irmãos do coronel Nunes?
      Minha avó é sobrinha do coronel João e José Nunes.
      Email: gleciakmos1@gmail.com
      Desde já agradeço

      Excluir
    2. Tenho tios, João Vieira Nunes e José Vieira Nunes,meu pai herdou o nome do tio José Vieira Nunes, minha avó é Adelina Vieira casada com Nestor José Rodrigues somos de minas gerais

      Excluir
  5. Boa noite.
    Gostaria muito de saber sobre os descendentes do Pe. José Mauricio Nunes Garcia que foi pai do medico ilustre, musico e pintor, Dr. José Mauricio Nunes Garcia Junior.
    Grata
    Sueli

    ResponderExcluir
  6. Magnífico trabalho, todavia, não consegui localizar meus avós Joaquim Antonio Nunes e Carolina Nunes provenientes de Mogi-Guaçu ou Espírito Santo do Pinhal. Meu pai, João Nunes, filho caçula do casal diz que seus irmãos mais velhos possuiam a certidão com nome grafado NUÑES e não NUNES. Por onde devo começar?

    ResponderExcluir
  7. Sou William Donizete Nunes, residente em Foz do Iguaçu-Pr. Filho de Domingos Bárbara Nunes e neto de José Orcílio Nunes. Até onde sei, meu avô morou muito tempo em Uberlândia e Sacramento-Mg. Se alguém souber de algo, contate-me williamvirtuose@hotmail.com. Sou professor de música e parabenizo o criador deste Blog. Grato!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou Elton Nunes Martins, de Campos dos Goytacazes/RJ. Não tenho muitas referências da minha descendência, pois meus avós já em idade avançada, não se lembram mais dos seus antepassados. Sei que viveram em cidades próximas à divisa do Estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais, como Itaocara/RJ e Aperibé/RJ. Se tiver alguma pista, vai ajudar bastante. Ps.: O meu avô tinha o sobrenome Pinto Nunes.
    Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que interessante. O meu avô é da região de Candeias e Formiga - MG.O sobrenome é Nunes Pinto

      Excluir
    2. Sou joao simao nunes tri neto de Miguel nunes residente em brejo ma de Deus sua filha chegou a mauriti ceara 1800 sou conhecido por jota nunes ceara csntor compositor catolico r marçon.

      Excluir
  9. Olá!sou de Maceió-AL meu nome é Darlla Duarte Nunes, estava lendo aqui e acabei descobrindo que o Cel. Joao Nunes era primo do meu avô paterno José Nunes da Silva. Por ter visto o nome Aguas Belas no texto comentei com meu pai (Dalmo Nunes, que morou quando criança por lá),sobre o nome do Cel. perguntei se ele ja ouviu falar, foi então quando ele me contou que meu avô(José Nunes da Silva)era primo do coronel.Meu pai, nao chegou a conhece-lo mas me contou algumas histórias que o meu avô o contava, ele morava perto da fazenda Sueca. e.. será que somos família?! kk Enfim, muito bom o seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Darilla, com certeza somos sim parentes, mesmo que distantes, e isso não muda em nada minha estima para com vocês, mesmo não os conhecendo. meus pai foi primo do Cel João Nunes, e de seu irmão Cel José Nunes. Ele me deu muita informação deles e dos demais Nunes. Pretendo lançar um livro sobre os Nunes em 2015, pois vou lançar dopis em 2013, se O Senhor permitir.
      Meus pais faleceram num espaço de 24 horas em março deste ano, e estou ainda com dificuldade de acreditar, pois saudade é grande. Veja matéria sobre eles no: www.vilalbertinaesmagasapo.blogspot.com
      Converso sempre por tel com as netas do Cel João Nunes, e com os filhos do Cel José Nunes.
      Abs a todos.
      Entre em contato
      nunes_cordeiro@hotmail.com

      Excluir
    2. Oii, depois de mt muito tempo estou aqui de novo!! fiquei surpresa e feliz por ter visto meu nome e o do meu pai na publicação!!aah! Mesmo bem atrasado, meus pêsames por seus pais.. E estarei a espera para ler o seu livro sobre nós Nunes. Bjus e abraços!! qualquer dia entrarei em contato, até mais..

      Excluir
  10. Achei muito interessante esse relato histórico. Fiquei curioso em saber minha origem, ou melhor, que relação tem meu sobrenome com tudo que foi apresentado. É que meu avô se chamava Joaquim Nunes Vieira, meu pai José Nunes Vieira e eu João Bosco da Costa Nunes.

    Obrigado.
    João Bosco da Costa Nues
    boskonunes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou Silvana Vieira Nunes sou filha de José Vieira nunes e dolira Alves de Souza neta de Adelina Vieira Nunes e Nestor José Rodrigues meus bisavós paternos Joaquim Vieira nunes e bernadina dos Santos Nunes avós maternos Daniel joaquim Alves e Laura segades oliveira bisavós maternos Ana Francisca da Conceição e profiro joaquim Alves meus avós maternos ja falecidos moravam em Santa Rita do itueto alto são José Minas Gerais e avós paternos ja falecidos são de tabauna Distrito de aimores (33)999597551 procuro por paretes com o sobrenome Vieira Nunes e segades oliveira e tbm os alves

      Excluir
  11. Muito boa pesquisa. No entanto, também não me encontrei nela. Sou do Rio Grande do Norte, nasci aqui e até onde tenho informação, minha família é daqui, inclusive meu avô, o ponto mais longevo que eu conheço da minha genealogia, infelizmente.

    Meu avô se chamava Leonel Ferreira Nunes e foi ferroviário, além de dono de terras. Não tenho mais detalhes de sua biografia. Ele faleceu em 1976 em virtude de um câncer. Deixou sete filhos (Esmeralda Ferreira Nunes, Leonel Ferreira Nunes Júnior, Fco. de Assis Ferreira Nunes, Angela Rosa Ferreira Nunes, Rosangela Ferreira Nunes, Juscelino Ferreira Nunes e Edson Ferreira Nunes, este último já falecido). Seus netos são parte da minha geração (sou filho de Angela Rosa e como não tenho pai registrado, herdei o mesmo sobrenome: Leon Karlos Ferreira Nunes).

    Gostaria de encontrar maiores informações a respeito dos ascendentes de Leonel Ferreira Nunes. No mais, parabéns pela pesquisa, e no que for possível auxiliar, é só avisar.

    Saudações.

    leonknunes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhece Fabio Nunes de Araújo, aí de Natal? Trabalhou comigo aqui no IGA (Belo Horizonte).

      Excluir
  12. Meu caro amigo,

    Consultei a minha mãe que não lembrava mais o nome de seu avô (não convivera com ele), e minha avô, esposa de Leonel, que pela idade também não lembrava do nome dos sogros. Mas verifiquei alguns documentos da família e a partir de uma rápida pesquisa em registros de nascimento, descobri que o pai de Leonel Ferreira Nunes se chamava Cirilo Ferreira Nunes, e sua esposa Anália Nunes da Silva.

    É o máximo que pude ir até aqui. Depois procurarei maiores informações.

    Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do comentário da família Nunes.
      Sou neto do senhor Iri Pereira Nunes e filho do senhor José Pereira Nunes.ambos eram da região de Minas Gerais,Cidade águas Formosa.
      Meu nome é Jurandir Pereira Nunes,sou Pr.da Igreja evangélica assembléia de Deus em são paulo.Moro na capital há mais de trinta anos.Parabenizo o senhor Cordeiro por essa iniciativa.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Pow Cara! Minha Família veio de Itaberaba/Ba e Boa Vista /Ba, Chapada Diamantina tenho registro deles de 1870,DOMINGOS MENDES NUNES/ JOÃO MENDES NUNES /ENEDINA DOS SANTOS NUNES /

      Excluir
  13. No Rio de Janeiro nasceu o Comendadro Ignácio Pereira Nunes, por volta de 1770, filho de Antonio Nunes da Silva e de Anna Pereira Nunes. Portanto Antonio Nunes da Silva é um dos mais antigos Nunes do RIo de Janeiro.
    O Comendador Ignácio Pereira Nunes nasceu na freguesia de Inhaúma, atual bairro carioca. Depois foia a Paraíba do Sul onde nasceram muitos descendentes, a família destacou-se grandemente lá.

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigado por me incluir entre Os Nunes, essa família que tem tanta magia. Sou neto dos Nunes Pereira da cidade de Espinosa - MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Barra da Figueira / PROCRANE - MG,

      Minha Avó se chama Maria da Graças Nunes Pereira e minha mãe Adriana Nunes Pereira.

      Sou domiciliado atualmente em Vitória-ES.

      Att,
      Josimar Nunes
      josimar.jnp@gmail.com

      Excluir
    2. Também sou descendente de Nunes Pereira de Espinosa, Monte Azul
      De Domingos Nunes Pereira nascido cerca de 1829 , casado com Lizarda Teixeira de Camargo, pais de Marcolino, João, José, Canuto, Joana e talvez outros.

      Excluir
    3. Feliz em ao menos imaginar que tenho (sangue) por aqui! Sou bisneta de Severino Nunes Pereira c Enedina Camargo Rebouças meu Avô Eurico Nunes Pereira c Jovelina Perpétua da Silva. Meu Pai (in memória) José Nunes Pereira ESPINOSA MG minha Mãe Jandira Ramos Pereira Araçatuba SP e euzinha: Eliana de C Nunes Ramos Copo Gde MS

      Excluir
  15. Fiquei assombrado como também lisonjeado por saber que a história dos "Nunes" no Brasil tem seus grandes significados e importância!!Parabéns pela extensa matéria, em boa parte do seu conteúdo apresentado com a riqueza dos fatos.

    Eu também sou um NUNES...me orgulho disso!

    ResponderExcluir
  16. Eu sou da familia nunes só que sou da parte do piaui!valeu gostei de saber a historia da familia nunes, meu nome:João Victor Nunes Lima Fonseca Ribeiro!!!!1 sou filho de Antonio Nunes Lima!!!!

    ResponderExcluir
  17. Ai meu pai veio da ilha da madeira João Nunes nascido em 1910 filho de manoel de nobrega Nunes era de fora de funchal meu api teve com minha mae dois filhos eu Luiz alberto miranda nunes e meu irmão joão alberto miranda nunes.
    Algum Nunes da ilha da madeira ?luizrrio @ gmail com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou do rio de janeiro o restante dos irmão do meu pai vivem no EUA. O meu pai viveu no rio de janeiro desde 1946

      Excluir
  18. Sou Nunes, meu pai Antônio Izaias Nunes veio de Maringá-PR, não conheço o restante da família (nunes). Sou neto de Pedro Izaias Nunes e Jandira Domingues Nunes, se tiver algum Nunes do Paraná entra em contato. arkanjo171@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá. Sou Josina Nunes (Ceará), filha de Maria Nunes (Paraíba), filha de Vicente de Paulo Nunes, de Pajeú dos Flores (Pernambuco), filho de Maria Guedes e Agostinho Nunes. Minha mãe foi filha única e não conheço outros parentes. Gostaria de entrar em contato com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu avó paternos satiro nunes ferreira parente proximo de lampião é nome do meu pai lúcio nunes ferreira e o meu egidio ferreira de sousa

      Excluir
    2. Meu nome é Nayara Nunes Ferreira (Natal), filha de Maria Nunes de Melo Ferreira- depois de casada acrescentou o sobrenome Ferreira (Campina Grande) meu pai José Ferreira Filho de São Bento do Norte/RN. Por parte de mãe tenho os seguinte parentes, minha avó Iracy Nunes de Melo (Pianco/PB) meus bisavós Maria Nunes da Conceição (Emas) e Sebastião Nunes de Morais (São José do Egito/PE) (primos que se casaram e foram deserdados por isso) os pais de Sebastião eram Agostinho Nunes Tavares que faleceu em 1914 e Maria Guedes de Morais. Alguem conhecem mais ascendentes dessa linhagem?

      Excluir
    3. Que interessante, Nayara. Já eu me chamo Leon e meu sobrenome é Ferreira Nunes. Também sou de Natal. Porém, infelizmente não reconheço nenhum dos nomes que trouxe. Sigamos procurando esses elos perdidos...

      Excluir
  20. Muito saber a origem da Família Nunes, eu sou josé Tácio Vasconcelos Nunes, meu pai josé Francisco Nunes, meu avô Manuel Francisco Nunes, morávamos em Jaqueira Pe, Queria saber mais sobre meus parentes.

    ResponderExcluir
  21. DOMINGOS NUNES DE BRITO NETO, Agente de Defesa Civil e Professor de Escola técnica Estadual em SP. Filho de Norberto Nunes de Brito e Irene Maria Carolina de Brito. Tenho 10 irmãos. Meu pai é NUNES da Bahia (Santo Antonio de Jesus) e com ramificação em Nazaré, Agrolandia, Teolandia e Capital da Bahia. Meu avô, Domingos Nunes de Brito é filho de Quintiliano Nunes (de tal - a confirmar).
    Grato pelo espaço para os NUNES.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia,

    Me chamo Fco. Robério Nunes, sou natural de Jaguaruana-CE residindo hoje em Fortaleza-Ce. Meu pai e eu gostamos muito de genealogia (Somos Mórmons e temos cada um uma conta no https://familysearch.org) e há tempos estamos tentando montar nossa árvore, recentemente temos recebido muito apoio de uma prima (advogada por mérito, mas historiadora por vocação) que mora em São Paulo; ela visitou algumas cidades nordestinas que tem familiares (Nunes) e fotografou inúmeros registros indo aos cartórios locais; foi até ameaçada de morte, por acharem qu'ela estava "garimpando" possíveis heranças! Tempos progredido muito nos galhos da família Nunes e também Rebouças. Quero pedi-lo encarecidamente que se tiver algo pro lado do Ceará que possa me enviar por email: robnunes7@hotmail.com, ficarei muito grato. Logo te enviarei minha árvore p'ra que possa analisá-la. Pode me achar no facebook por este email, também estou num grupo chamado Genealogias do Nordeste, esta minha amiga paulista também está, seu nome é Nísia.

    Agradeço de antemão sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To so nao sei dos meus familiares so que sao de pernambuco meu avo se chama PAULO OLIANDO NUNES espero que me ajude.

      Excluir
    2. To so nao sei dos meus familiares so que sao de pernambuco meu avo se chama PAULO OLIANDO NUNES espero que me ajude.

      Excluir
  23. me fale dos Nunes que veio de Pernambuco pro acre!

    ResponderExcluir
  24. me fale dos Nunes que veio de Pernambuco pro acre!
    Arcanjas Nunes de Oliveira

    ResponderExcluir
  25. Sou carlos alberto nunes natural de Santa Catarina nascido em Florianópolis como meus pais e avós

    ResponderExcluir
  26. Sou carlos alberto nunes natural de Santa Catarina nascido em Florianópolis como meus pais e avós

    ResponderExcluir
  27. Sou Lincoln Nunes(Guanabara - RJ), filho de Levy Nunes (Recife-PE), filho de Leôncio Nunes (Pau D´Alho - Sertão PE).

    Se tiver alguém com referencias parecidas devem ser parentes..kkk Abraço a todos...

    ResponderExcluir
  28. alguém ai sabe a historia dos Nunes que imigraram do ceara ou Pernambuco pro acre no tempo do soldado da
    borracha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Eu tinha um irmão por nome de Antônio nunes de Sousa que foi soldado da borracha. Natural de Farias bBrito CE

      Excluir
  29. Sinto honrado por pertencer a FAMÍLIA NUNES.

    Minha avó materna chamava se Mathildes Nunes de Queiroz, e minha mãe, Otávia Nunes da Silva. as irmãs de minha mãe, são Maria Nunes da Silva, Ana Maria Nunes de Queiroz, Jorgina Fernandes da Silva(usou o sobrenome de meu avô Salustriano Fernandes da Silva) e tem Anália e Valdina, que deve ser Nunes da Silva, ou Queiroz da Silva; essas foram embora na década de 50, e não sabemos delas.

    ResponderExcluir
  30. Oi o pai da minha mãe se chamava Sebastião Nunes, e ela não conheceu nenhum tio, primos, avós (só seus irmãos) e o que ela sabe é que ele era de São Paulo ou era capixaba (não tem certeza) , ele se causou com Francisca Maria da Conceição que era da Bahia, não conhecemos ninguém se alguém conheceu ou é parente me escreva.

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito da história da família Nunes. Minha tia avó querida, Margarida Nunes da Silva, hoje com 95 anos, continua firme e forte...possui suas origens em São Luis do Curu-CE...estudou no Colégio Farias Brito em fortaleza...só sei dos primeiros nomes de seus pais...João e Joana...forte abraço, belo trabalho.

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito da história da família Nunes. Minha tia avó querida, Margarida Nunes da Silva, hoje com 95 anos, continua firme e forte...possui suas origens em São Luis do Curu-CE...estudou no Colégio Farias Brito em fortaleza...só sei dos primeiros nomes de seus pais...João e Joana...forte abraço, belo trabalho.

    ResponderExcluir
  33. Olá! Meu nome é Silvia Carolina Nunes, gostaria de saber dos Nunes de minas gerais q migraram p o Paraná. Mais exatamente na cidade de Campo Mourão! VC pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante o conteúdo da pesquisa.Não encontrei os Nunes aqui do RGS da (fronteira).
      Angela Nunes Duarte
      Mãe ANTÔNIA MARIA NUNES DUARTE
      PAI:ANGELA OSORIO DUARTE
      AVÓS MAT:Juvenal Nunes e Doroteia correa Nunes
      Avós paterno :julia Escobar osorio e Adão Osorio Duarte
      E-msil: angela1960.and@gmail.com

      Excluir
    2. Muito interessante o conteúdo da pesquisa.Não encontrei os Nunes aqui do RGS da (fronteira).
      Angela Nunes Duarte
      Mãe ANTÔNIA MARIA NUNES DUARTE
      PAI:ANGELA OSORIO DUARTE
      AVÓS MAT:Juvenal Nunes e Doroteia correa Nunes
      Avós paterno :julia Escobar osorio e Adão Osorio Duarte
      E-msil: angela1960.and@gmail.com

      Excluir
  34. Olá! Meu nome é Silvia Carolina Nunes, gostaria de saber dos Nunes de minas gerais q migraram p o Paraná. Mais exatamente na cidade de Campo Mourão! VC pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  35. bom dia meu nome é Andrea Nunes de Sousa e toda a minha familia é Nunes ( mãe, avos, tios avos , bisavos e primos) somos da bahia Cidade de Campo Formoso ... Meus avos falam que tinham irmãos em Minas Gerais , e só pai ( Jose Nunes )veio pra Bahia com esposa e tiveram os filhos .

    ResponderExcluir
  36. olá, eu sou hugo gonçalves NUNES, procuro saber sobre meu tataravô, que segundo meu avô geraldo da silva NUNES, era juiz de direito na época( entre 1850 a 1910, nao tenho certeza). moramos no estado de são paulo mas eles tem origem na bahia

    ResponderExcluir
  37. Sou de Itapetim PE bisneta do poeta criador do cordel, Nicandro Nunes da Costa, nascido na Serra do Teixera PB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eita, que legal. Como é seu nome? Talvez tenhamos parentes em comum. Minha mãe é Maria Sélia Lopes Nunes, nascida em Itapetim, filha de Lídio Nunes de Araújo (1907 - 1977) com Jacinta Lopes da Silva. Chegou a comentar que seu pai (Lídio Nunes de Araújo) provavelmente nasceu no sertão da Paraíba (citou que ouvia falar algo de Piancó).

      Qualquer coisa, pode me mandar email também:
      hermano.gomes@gmail.com
      Instagram: hermanoglnunes

      Excluir
  38. Olá, minha avó materna se chamava MESSIAS NUNES ROCHA, casada com PEDRO NUNES BARRETO, a qual morreu aproximadamente no ano de 1962, ainda jovem, deixando minha mãe MARIA NUNES ROCHA com apenas seis anos de idade. Gostaria de saber mais sobre meus antepassados.

    ResponderExcluir
  39. Meu pai é de Correntes-PE José Nunes de Faria o pai dele é Antonio Nunes de Faria e o bisavo José Nunes de Faria

    ResponderExcluir
  40. Minha Familia e Nunes da cidade de Lins / SP
    Avo Jose Nunes
    Pai Jose Nunes Filho
    Eu Odair Nunes

    ResponderExcluir
  41. Sou Nunes do estado Espírito Santo e meu tataravô veio de Portugal Manuel Nunes pereira e morou Santa Cruz 1888 depois em ribeirão -município ibiracu a família se ramificou indo para acesita e Governador Valadares e bh . Meu nome é André Correa Nunes . Muito bacana a história do nome mas tem muitos Nunes que vieram de outros lugares e não vi no seu rico material conseguido .

    ResponderExcluir
  42. Sou nunes sendo neto do senhor moacir nunes rodrigues que residi em águas belas-pe sendo primo do senhor frei nunes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A BISAVO DE MINHA MAE TBEM É DE AGUAS BELAS SE PUDER ME AJUDAR COM ALGUMA INFORMAÇAO AGRADEÇO ELA SE CHAMAVA "MANUELA NUNES DE ARAUJO" CASADA COM "AMERICO FERREIRA DE ARUJO"...

      Excluir
  43. minha bisa era Dona Maria Nunes Santana era casada com Antonio Gomes de Araujo

    ResponderExcluir
  44. minha bisa era Dona Maria Nunes Santana era casada com Antonio Gomes de Araujo

    ResponderExcluir
  45. Ola meu avô se chama (domingos nunes Cardoso)nascido em minas gerais meu bisavô veio no navio português para o Brasil queria saber sobre isto desde já.o obrigado!

    ResponderExcluir
  46. Ola.Me chamo Pericles Emmanuel e atraves do Teste de DNA que fiz 23 and me,descobri que meu tio avo ,ou avo era um Pereira Nunes,estou investigando os seguintes nomes Dr.Benedito Pereira Nunes Prefeito e Professor famoso de Campos dos Goytacazes Adao Pereira Nunes Medico politico militante cassado e o irmao dele Dr.Helvecio Pereira Nunes,Mariluce Mothe Pereira Nunes e Victor Mothe Pereira Nunes TODOS de Campos dos Goytacazes se algeume puder me ajudar a compor esta arvore genealogica desses Pereira Nunes talvez eu possa indentificar quem foi o meu pai biologico.Thank You

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou desta familia Pereira Nunes de Campos. Adao e Helvecio, meus tios, eram 8 irmãos.Mariluce foi nora,de Helvecio.E pelo q li acima, nada a ver com os Nunes citados. Parece q nossos primeiros ascendentes vieram com D. Joao VI .

      Excluir
  47. A bisavo de mi9nha mae se chamava MANUELA NUNES DE ARAUJO foi casada com AMERICO FERREIRA DE ARAUJO eles eram de aguas belas-PE poderia me dar informaçoes se tiverem obrigado......

    ResponderExcluir
  48. Oi, meu tataravó éra portugues e veio para fortaleza ce. Ele se chamava Manuel Nunes Siqueira, e e dono da padaria triunfo em 1921. Essas são as unicas informacoes que peguei com minha avó Iracilda Ramos Siqueira.gostaria de ter mais informacoes, se alguem tiver ou poder ajuda, desde ja agradeço?! Camila Siqueira R.B

    ResponderExcluir
  49. Mru mstifo e joao simao nunes t
    ri neto miguel nunes brejo ma de deus tinha um irmao laurintino nuns juazeiro do norte.mauriti ceara vive a familia nunes bom saber mais

    ResponderExcluir
  50. Procuro informação de um amigo de infância João Bosco filho de Guiomar e Manoel natural de Lins sei que é padre em uma paróquia na cidade de são Paulo

    ResponderExcluir
  51. Procuro informação de um amigo de infância João Bosco filho de Guiomar e Manoel natural de Lins sei que é padre em uma paróquia na cidade de são Paulo

    ResponderExcluir
  52. Olá ... sou Carla Nunes , tenho descendência no Piauí , gostaria de saber se tem algo para esta lado do Piauí dos nunes?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  53. oi ,proucuro descedentes e familiares em portugal,meu avô se chamava Joaquim nunes campinos,e meus bisavós eram joão nunes campinos e maria ferreira ,moravam em fradelhos,e meu avô foi registrado na paróquia de albergaria a velha ,em branca

    ResponderExcluir
  54. Olá boa noite
    Vc tem outros nomes dos irmãos do coronel João e José Nunes.
    Minha avô é sobrinha deles.
    Email: gleciakmos1@gmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  55. Olá! Tenho curiosidade de descobrir a origem da minha família, porém é desconhecida. Eu moro no baixo sul da Bahia e minha bisavô tinha o sobrenome Pereira e meu bisavó Santos Nunes, eu quero saber de onde meus antecedentes vieram? Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  56. Ola Adna Nunes conforme as pesquisas já feitas os Nunes são Judeus,da família de Baunilha da bíblia na época da inquisicao catolica em Portugal,as familias de Nunes vieram para o Brasil os que moravam em Portugal fugindo da perseguicao da época,chegando primeiro na Bahia,depois para sao Paulo e Minas Gerais.... exemplo sou Mineiro... abraços espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  57. Meu nome e Carlos Nunes. Escrevo pelo meu pai. O nome do meu pai e Augusto Rosa Nunes, que nasceu e foi criado na area de Itaperuna/Estado do Rio de Janeiro. Estou buscando possiveis descedentes de minha avo paterna, Dona Dolores, que se casou (ou viveu) com filho do Sr. Artivo Nunes, que era proprietario da Fazenda Boa Esperanca. Conta-se que a Dona Dolores teve pelo menos dois filhos com o Sr. Nunes. Sabe-se que a Dona Dolores tinhas dois filhos dum relacionamento anterior com um Sr. Julio de Araujo, um dos filhos era chamado Augusto Julio de Araujo. Qualquer comunicacao: cnunes.psyd@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. ACHEI MUITO LEGAL SEU BLOG MEU AVO SE CHAMAVA AUGUSTINHO NUNES CASADO COM ISABEL ALEGRIA NUNES ELES VIERAM EM MEADOS DE 1955 PARA O BRASIL DESDE ENTÃO A FAMÍLIA CRESCEU MUITO MEUS PAI E TIOS NASCERÃO NA ILHA DA MADEIRA ...

    ResponderExcluir
  59. Meu bisavô era Ernesto Nunes, conhecimento como Delegado Biriva em Soledade-RS. Morou também em Erval Grande, e Sete Lagoas. Teve filhos com a minha bisavó Bernardina do Nascimento.
    Se alguém tiver maiores informações ficarei agradecida!

    ResponderExcluir
  60. Edivaldo Nunes Rodrigues (Belém-Pará )
    Esses dois sobrenomes sao como grãos de areia aqui na região.

    ResponderExcluir
  61. Antônio Nunes Melo e Felisminda Neves Reis são meus bisavós..além de minha avó nascida em 1914 eles tiveram outro filho (nao conheci esse tio-avô mas imagino que tenha descendentes)

    ResponderExcluir
  62. Somos do RS. Estamos pesquisando sobre a família do meu esposo que é da região sul do estado, das cidades de Herval do Sul, Arroio Grande, Pelotas, Rio Grande. O avō paterno seria Antônio Pereira Nunes, tio-avô Innocêncio Pereira Nunes. Esta ramificação da família é que estamos tentando encontrar. Se alguém puder ajudar......abraços.

    ResponderExcluir
  63. Sou neta de Joaquim Nunes de

    Souza,procuro pelos meus tios Manoel Nunes e Joaquim Nunes ambos da Bahia.

    ResponderExcluir
  64. Rivaldo Nunes do nascimento filho de Graziela Nunes do nascimento e José Procópio
    Recife pe

    ResponderExcluir
  65. Sou Neto de :
    Jocilé Nunes Serra,nascido em Jaguaribe/Ce por volta de 1897 e falecido em Fortaleza por volta de 1955 , era casado com Judith de Aguiar Serra Júnior.
    Trineto de :
    Ernesto Nunes Serra, nascido em Jaguaribe/Ce por volta de 1869e falecido em Tauá/Ce em 1915, casado com Maria Rosa Serra, que era sobrinha do mesmo. Quem souber de algo a respeito deles , entrar em contato:
    walderserra@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção :Meu avô Jocilé Nunes Serra casado com minha avô Judith Silveira de Aguiar.

      Excluir
  66. Foi muito bom saber a historia dos nunes gostaria de sugerir pesquizar os nunes do estado de goias e na minha cidade formosa goias eu vou ficar feliz se o nome do meu saldoso pai estivesse incluido nesta lista o nome dele e joăo nunes de souza casado com candida carneiro de soza

    ResponderExcluir
  67. Meu avô era uruguaio Gabriel Nunes Rangel,poderia me ajudar a descobrir mais sobre a família dele?

    ResponderExcluir
  68. Meu avô Olivério nunes da costa disse q era natural de casa branca sao Paulo mas viveu em Itapecerica mg.meu pai Elisio nunes de Souza.tambem viveu toda sua vida em Itapecerica mg.sera que tem alguns nunes da costa em casa branca sao paulo.

    ResponderExcluir
  69. Bom dia"
    Achei superinteressante esse blog, sobre a historia dos Nunes ao longo dos tempos. Sou Nunes e quero contribuir na construção de nossa histórias.

    ResponderExcluir
  70. Bom dia !
    Como relatei acima meu nome é Denizardo Nunes Duarte, sou de Fortaleza - Ceará, já fiz uma grande parte de minha árvore genealógica, sou trineto de Ricardo Nunes de Menezes, natural de Jaguaribe -Ceará nascido por volta de 1825, bisneto de João Nunes dos Santos natural de São Gonçalo do Amarante - Ceara nascido em 1853 e falecido em 1955,era casado com Maria Veneranda da Conceição, neto de Manoel Nunes dos Santos natural de São Gonçalo do Amarante nascido em 1886 e falecido em por volta de 1963 era casado com Josefa Pereira de Sousa natural de Pentecoste - Ceará e filho de Raimunda Nunes Duarte natural de Pentecoste Ceara nascida em 1935 e falecida em 1990 em Fortaleza - Ceará

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. Corrigindo me Paulo R. Nunes Ferreira, meu pai Sebastião Nunes Ferreira, e meu bisavô Pedro Nunes dos Reis,encontrei um homônimo do meu bisavô no RN em 1901, não consegui confirmar pois meus pais são e avós são falecidos a anos, sou de MG.

    ResponderExcluir
  74. No Rio Grande do Norte tem datado que João Felipe de Andrade Nunes comprou terras na cidade de Luís Gomes.
    Em 1873 o seu filho Tenente João Felipe foi o primeiro admintrador da cidade de Luís Gomes - RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não tenho esa informação de 1873. Sei que ele tinha uma filha quando foi para lá de nome Cleophas e casou-se com um Figueiredo

      Excluir
  75. Eu sou Lucílio Nunes da sexta geração de João Felipe de Andrade Nunes.

    ResponderExcluir
  76. Meu nome é Celso Nunes da Silva, filho de João Nunes da Silva, natural de Poço Comprido (PE), gostaria muito de localizar meus tios e primos. Meu avo chamava-se Hortêncio Nunes da Silva e minha avó Genesia Avelina dos Santos, caso tenham alguma noticia entrem em contato.

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde...me chamo Olivia moura nunes....meu pai era...Eugenio nunes ferreira!!Gostaria de mais informacoes!!Feliz e falar com vcs!

    ResponderExcluir
  78. Olá Olívia meu nome é Silvana Vieira Nunes filha de José Vieira Nunes e Dolira Alves de Souza sou de conselheiro Pena MG meus avós são Adelina e Nestor Vieira Nunes e minha bisavó Joana Cardoso Nunes paternos e Laura Segades Oliveira e Daniel Joaquim Alves,esses natural de Tabauna, bisavó e Ana Francisca da Conceição e Porfírio Joaquim Alves, tenho algumas informações dos Nunes LEITE e dos Souza na região de Aimorés no ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia !
      A sua família Vieira Nunes tem alguma ligação com Ceará?

      Excluir
  79. Bom dia, meu nome é Mayra Nunes da Rosa, meu bisavô se chamava Joaquim Nunes da Rosa, e o pai dele Gregório Nunes da Rosa.
    Gostaria de saber se tenho algum parente vivo ainda. Meu avô nasceu em Avaré, mas não sei de onde o meu bisavô e tataravô vieram.

    ResponderExcluir
  80. Alcino Ferreira nunes: meu pai
    João Ferreira Nunes: meu avo
    José Ferreira Nunes: meu bisavô
    Mãe do vô Rosalina cândida da Silva
    irmão do vô Paulino Ferreira Nunes, Jorge Ferreira Nunes, Avelino Ferreira Nunes
    Irmãs. Idalina Ferreira Nunes , Mariazinha Ferreira nunes
    O chamavam de biriva
    Meu vô trabalhou anos como baleeiro no rio ligeiro próximo de Marcelino Ramos RS
    Vó; Benta Luiza da Silva
    bisavós : claro Alves da Silva e Rufina Alves da Silva
    irmãos; Emídio Alves da Silva, Pedro Alves da Silva, Olimpio Alves da Silva, João Maria Alves da Silva, Catarina Alves da Silva, crespina Alves da silva

    ResponderExcluir
  81. Esqueci de colocar, somos do RS e corrigindo meu avô foi balseiro. E o chamavam de Biriva.

    ResponderExcluir
  82. Oi, tudo bem?

    Amigo, estou pesquisando minha genealogia e me deparei com os alguns Nunes em Recife, a partir dos quais não estou mais conseguindo aprofundar:
    Luiz José Nunes de Castro (1820-1865, conforme informações até agora), casado com Isabel Maria Baptista de Castro, tendo como filhos identificados: Cel. Luiz Nunes de Castro (1862-?), Isabel Nunes de Castro (1860-?) e Affonso Carlos XXX (???? -????).

    Na sua árvore há alguma dessas pessoas?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  83. Senhor Nunes
    Boa noite!
    O senhor teu avô, João Constantino Nunes, é irmão de minha avó, dona Francisca Amélia Xavier Nunes. Temos, portanto, os mesmos bisavós!
    Senhor José Xavier Nunes casado com dona Lealdina Clara Neves de Almeida. Eles de fato vieram de Iguape, SP, e se estaleceram em Mogi Mirim, interior do estado onde ele era tabelião. O bisavô José faleceu em 1925.
    Nossa bisavó, dona Lealdina, era descendente de índios.
    Os antepassados do bisavô José eram da Ilha da Madeira.
    Prazer em conhecê-lo!

    ResponderExcluir
  84. Olá, minha família se estabeleceu em luís gomes, RN
    já algum tempo procuro pela origem do tenente joão Felipe de Andrade Nunes e seu irmaão joaquim de andrade Nunes. joão Felipe foi prefeito em luís gomes em 6/08/1890

    ResponderExcluir
  85. Sou Francisco de Assis Nunes Brito, minha mãe APOLONIA NUNES BRITO, avó materna Maria Julieta Nunes Brito, avô materno Manuel Graciliano Brito, origem da minha mãe Belém do Pará, segundo ela, foi criada proximo ao mercado de Ver-o-peso, e tinha como irmãos André e Henrique. Gostaria de conhecer essa parte da família, que após o falecimento dela em fev/2017, não consigo localizar.

    ResponderExcluir
  86. Sou Francisco de Assis Nunes Brito, minha mãe APOLONIA NUNES BRITO, avó materna Maria Julieta Nunes Brito, avô materno Manuel Graciliano Brito, origem da minha mãe Belém do Pará, segundo ela, foi criada proximo ao mercado de Ver-o-peso, e tinha como irmãos André e Henrique. Gostaria de conhecer essa parte da família, que após o falecimento dela em fev/2017, não consigo localizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia !
      Sua familia Nunes tem alguma ligação com os Nunes do Ceará?

      Excluir
  87. ola, gostaria de saber se voce encontrou algum Vicente Nunes da Serra na suas pesquisas. Ele veio de Lisboa *c 1812. Obrigada pela tencao.

    ResponderExcluir
  88. Gostaria de obter informações sobre Joaquim Nunes Duarte, residiu na região de Carandaí, Conselheiro Lafaiete e Ressaquinha, MG, entre 1850 e 1900. Teve um filho de nome Francisco José Duarte que é meubmeu

    ResponderExcluir
  89. Oi boa noite amei seu blog sou do Rio Grande do Sul moro em São Sebastião do cai procuro saber de onde vem meus nunes meu nome é maria jurema nunes dis santos natural de Santana do livramento rs tudo o que puder saber sobre os nunes agradeço pois preciso nomes de antepassados para pir no meu livro então toda ajuda será bem vinda meu pai era marcos araujo nunes e minha mãe maria do carmo aquiar nunesmeu pai era militar gratidão por esse blog está de parabéns

    ResponderExcluir
  90. Olá!
    Também sou uma Nunes, estou querendo iniciar uma pesquisa sobre a origem de meu Nunes, rs, sou de Cordeiro Rj, meu avô se chamava João Nunes da Silva, nascido em 1916, filho de José Nunes da Silva e Rita Nunes de Jesus, eram de Cantagalo Rj, se alguém tiver conhecimento que ligue a esses nomes já poderemos dar início a minha pesquisa. Obrigada.

    ResponderExcluir
  91. Sou Geraldo Campos, Neto de Juvenal Nunes Duarte (fundador do Sitio
    do Nunes) com Belizarina Vera Cruz Campos.

    Gostaria de saber as origens dessa minha avo BELIZARINA

    ResponderExcluir
  92. Respostas
    1. Em recentes pesquisas genealógicas., meu hexávos Manoel Nunes Barreto casado que foi com Maria Filippa da Silva (1750 em Águas Belas) possui registros sobre este casal ? filhos Manoel Nunes da Conceição Barreto e Maria Joaquina da Conceição....

      Excluir
  93. Minha mãe tinha uma bisavó da chamada Manoela ou Manuela Nunes de Araújo..minha mãe e toda família dela são de Águas belasPe qualquer informação eu agradeço (rferreira1219@gmail.com)

    ResponderExcluir
  94. A familia Pereira Nunes descendente de Jose Manoel Pereira Nunes, de Benedito Gonçalves Pereira Nunes de Campos dos Goytacases é muito grande. Seus descendentes tentam manter o nome duplo sem partir . No entanto ja encontramos muitos " Pereira Nunes" que sao misturas de familia Pereira e familia Nunes por casamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou descendente neto de Joaquim PEREIRA NUNES Sobrinho, este nascido em PARAMIRIM na Bahia. A família costuma usar estes nomes ligadoa...
      Raimundo Silva Nunes

      Excluir
  95. Sou Nunes do E. Santo. Meu pai José Nunes Pontes. Meu avô Luis Vitorino Nunes. Cidade Cachoeiro de Itapemirim.

    ResponderExcluir
  96. Sou Nunes Barros descendente de JOAQUIM NUNES BARROS de Pernambuco e JULIA CIRQUEIRA DE AMORIM de Crato. Esse casal teve 10 filhos sendo que quando mudaram para o Maranhão um desses filhos JOSÉ NUNES BARROS(conhecido como JOSÉ SALGUEIRO) ficou em Crato. Joaquim Nunes Barros era irmão de João Pedro, Antônio Pedro, Josino Pedro e Joaquim Pedro. Segundo relatos João Pedro de Santa Cruz era delegado.

    ResponderExcluir
  97. Boa noite,
    Pessoal estou desesperado. Eu moro no Espírito Santo, e meu avô faleceu a 3 anos e comecei a pesquisar sobre o sobrenome Nunes que é dele. Registros em cartório.. e não encontro muita coisa. Tentei o pai dele, nada. O pai o pai dele, muito menos...
    Segundo minha mãe, o pai do meu avô fez alguma coisa errada em Portugal e veio fugido de lá. Só que nesta história toda, o único que sabe de muitas coisas não quer me falar nada, que é o irmão do meu avô. Enfim, neste blog eu não li nada sobre os Nunes no estado do Espírito Santo. Se alguém puder me ajudar com alguma informação, eu agradeço. João - 2799814-0828

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João.
      Grato pelo contato.
      Infelizmente, não tenho dados, que possam te ajudar.

      Abs.

      Excluir
  98. Boa noite, me chamo Edmilson Furtado de Oliveira , estou fazendo a árvore genenealógica da familia,tendo como bisavô paterno,Inacio Nunes Barreto,nascido em Águas Belas, pernambuco,casado com Carmina da Cunha Furtado, residentes em Brejo Santo ,Ceará.Como não consegui evoluir sobre sua assendência, solicito ajuda,no sentido de evoluir na pesquisa.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Edmild.
      Que bom saber.
      Somos da mesma família.
      Se meu pai estivesse entre nós, poderia falar muito, mas D-us o recolheu para Si.
      Sei que Inácio Nunes Barreto, era tio de meu pai, e de fato, residiam em Águas Belas, mas suas famílias tinham sua origem anterior, no lugar chamado Bento Leite - Município de Itaíba, que no passado chamava-se Pau-Ferro.

      Grato pelo contato
      Abs.

      nunes_cordeiro@hotmail.com

      Excluir
  99. Meu nome é Zilmar Nunes meus avós vieram de Piraí são José Fernandes nunes e Carolina Ramalho Nunes.

    ResponderExcluir
  100. Meu nome é Ligia Nunes Costa e gostaria de saber informações sobre os NUNES na Bahia. O Nunes é do meu bisavô materno Querino José Nunes casado com Maria Angélica Santos Nunes. É uma família grande e não sei a origem do sobrenome. Meu avô materno Pedro Alexandrino Nunes, filho de Querino José Nunes nasceu em Conceição de Almeida- Bahia em 01 de agosto de 1888, tendo registro civil apenas em 1895.

    ResponderExcluir
  101. Eu sou, Edmilson Furtado De Oliveira,nascido em Brejo Santo, Ceará bisneto de Ignacio Nunes Barreto e trineto de Antônio Nunes Barreto (nascidos em Águas Belas Pernambuco

    ResponderExcluir
  102. Olá, boa noite. Estou a procura de informações sobre Josefa Nunes Pessoa que foi casada com Antônio Roza de Souza. Não tenho muitas informações sobre eles, porém creio que residiram em algum momento em Timbaúba/Pernambuco. Josefa Nunes Pessoa séria avó da minha avó. Agradeço muito se tiver alguma informação a respeito.

    ResponderExcluir
  103. Boa tarde! Alguém tem alguma informação sobre os Nunes, da região de Maragogipe, na Bahia?

    Meu e-mail: aldermirncunha@gmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  104. Meu Nome é José Nunes Viana,como posso montar uma árvore genealógica,já tentei algumas vezes e não consegui,minha família é de MG e Bahia, jnunesvianna@yahoo.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  105. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  106. Estou em uma busca em relação à parte da minha genealogia materna. O nome da minha mãe é Maria Sélia Lopes Nunes (nome de solteira) e ela nasceu em Itapetim - PE. Consegui chegar até os trisavôs maternos da minha mãe (filha de Jacinta Lopes da Silva com Lídio Nunes de Araújo), mas não estou conseguindo avançar na linha paterna dela. De acordo com a minha mãe, que falou sem tanta certeza, a mãe do meu avô (Lídio Nunes de Araújo, 1907-1977) era Senhorinha" Nunes de Araújo. Também não sei se esse seria o nome registrado em cartório ou como era chamada. Outra dica que ela deu foi que aparentemente meu avô nasceu ou viveu parte de sua vida no sertão da Paraíba (para o lado de Piancó ou Teixeira), mas ela também não tem tanta certeza a este respeito. Recentemente, fiz um teste de DNA para descobrir mais a respeito da minha ancestralidade. Coloquei os resultados no site do MyHeritage, descobri que tenho um parentesco com os "Garra" (Nunes da Costa e Nunes da Rocha). Pelo resultado, o descendente atual, que também fez o teste e colocou o resultado no portal, possui um bisavô ou trisavô em comum (a descobrir).
    Neste contexto, se puder me dar alguma luz, agradeço demais!

    Meus emails:
    hermano.gomes@gmail.com
    hermano.cadastro@gmail.com (email que mais uso atualmente)
    Mas como esse site é sobre a família Nunes, tenho também emails com o sobrenome Nunes:
    hermano_nunes@hotmail.com (o primeiro email que eu cadastrei, embora não use tanto hoje)
    hermano.nunes@ic.pe.gov.br

    Desde já muito obrigado.

    Abraço,
    Hermano.

    ResponderExcluir
  107. Como vai?
    Meu avô se chamava Dídimo Nunes Viana e era filho de Domingos Nunes Viana Neto com Maria Amélia Alves Barreto. Meu avô nasceu em 1912. Presumo que o bisavô dele se chamasse Domingos Nunes Viana. Família residente em Campos dos Goytacazes, norte do Estado do Rio de Janeiro.
    Você encontrou algo sobre eles em suas pesquisas? Grato pela atenção.
    Marcelo Viana Estevão de Moraes

    ResponderExcluir
  108. Olá, meu nome é Flávio da Silva Nunes. Muito bacana encontrar esse espaço! Vi que tem algumas pessoas aqui com histórico de parentes vindos da Ilha da Madeira. Sei que meu bisavô veio de lá, mas a história se perdeu com meus os irmãos do meu avô. Sou do interior do Estado do Rio de Janeiro. Ficarei grato se puder conversar com algumas pessoas daqui e quem sabe conseguir conectar algumas histórias. Abraço.

    ResponderExcluir